sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Prefeitura de Montes Claros realiza roda de conversa sobre depressão com idosos

(Imagem: Freepik)

Como parte das celebrações da Semana do Idoso, a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montes Claros (MG) realizou uma roda de conversa sobre "Depressão" com os idosos participantes do programa Viver Mais nesta quinta-feira. Durante o evento, os idosos compartilharam reflexões sobre a importância do autocuidado.

Em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), foram distribuídas 40 mudas de plantas aos participantes do programa. Inicialmente, 40 acadêmicos do curso de Psicologia receberam as mudas, mas depois foram convidados a escolher um idoso para presenteá-lo com a planta.

Marina Mendonça Maciel, coordenadora do Programa Viver Mais, explicou que essa dinâmica foi escolhida para promover a interação entre os participantes e incentivar a reflexão sobre o altruísmo, enfatizando que não devemos buscar apenas o benefício pessoal, pois isso pode transformar a vida das pessoas.

Newton Júnior, psicólogo do programa, destacou a importância de eventos como esse, que criam um ambiente propício para abordar o tema da depressão e ajudar os idosos a evitar crises existenciais. Ele enfatizou a necessidade de refletir sobre o potencial de cada um, indo além de ficar apenas em casa, e elogiou o programa por proporcionar momentos de alegria.

Elinalva de Jesus Ramos, moradora do bairro Planalto e participante do programa Viver Mais há quatro meses, compartilhou sua experiência pessoal, enfatizando a importância de discutir a saúde mental e o autocuidado. Ela mencionou que superou a síndrome do pânico e momentos de autodestruição, e agora dedica-se a ajudar outras pessoas a não enfrentarem a depressão.

A Semana do Idoso do Programa Viver Mais será encerrada no sábado, 30 de setembro, com um programa de rádio ao vivo apresentado por Gelson Dias e Du Novais. O programa contará com conversas, músicas, brincadeiras e uma apresentação da banda da Guarda Municipal de Montes Claros.


(Fonte: Portal Montes Claros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno