quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como organizar seu tempo? Evite a procrastinação

Muitas vezes, por conta da minha ansiedade, eu paraliso. 
São tantas coisas pra fazer, pra resolver, que não sei por onde começar! 
Mas o problema é que quanto mais a gente adia, mais coisas vão surgindo, e tudo aquilo que não resolvemos, continua lá também. Ou seja, vira a tal bola de neve!

E como é que nós podemos combater essa nossa "desorganização mental"?

Veja se você se reconhece nesta matéria e organize melhor o seu dia com as dicas abaixo! :)
Aprenda a organizar o tempo para evitar a procrastinação. Hábito de adiar tarefas pode provocar doenças (por Thamyres Dias)


Gabriel Coelho agora planeja
tudo com antecedência
(Foto: reprodução)
Quantas vezes você ligou o computador para procurar um documento e, horas depois, ainda estava lá, navegando, sem lembrar o que ia fazer? Ou deixou de arrumar a gaveta do escritório até que a bagunça o impedisse de encontrar sequer uma caneta? Com dias cada vez mais agitados, a procrastinação — ou hábito de adiar tarefas — passou a fazer parte da vida de homens e mulheres. Sem conseguir organizar o tempo, as pessoas acabam sobrecarregadas e com a sensação de que deixaram coisas importantes para trás.

— A constatação de que não se é capaz de dar conta de tudo gera uma enorme frustração e acaba provocando sintomas como cansaço excessivo, baixa auto-estima e desanimo — afirma a psicóloga do Hospital Rio’s Dor, Maria Helena Rocha.

As consequências vão ainda além. Segundo a especialista, doenças como hipertensão, gastrite, dor de cabeça, ansiedade e depressão podem ter início em uma agenda descontrolada.

— Vejo isso quase diariamente. O interessante é que quando a pessoa adoece e se depara com a necessidade de rever a vida, acaba percebendo que podia ter feito diferente, prestado mais atenção em si, priorizado e se organizado melhor. É como aquela música "Epitáfio", dos Titãs — conta a psicóloga.

No processo de mudança, alguns truques podem ser bastante úteis, garante o especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa.

— Com o volume de informações e as facilidades tecnológicas, perder o foco é muito fácil. Para começar a aproveitar melhor os dias, o primeiro passo é fazer um planejamento e anotar todos os compromissos em um único lugar — diz.

A técnica funcionou para o estudante de Administração Gabriel Coelho, de 24 anos.

— Chegou um momento em que a necessidade de melhorar minha organização foi enorme. Não conseguia dar conta de tudo: trabalho, estudo, namoro, três bandas. Comecei a programar qualquer tarefa numa agenda. Agora, já sei o que vou fazer com uma semana de antecedência — conta.

                           Aprenda a se organizar melhor! :)


1- Bloqueie um tempo na agenda

Se uma atividade é importante, mas não urgente, marque dia e hora na sua agenda para realizá-la. Reserve como se fosse uma reunião, com hora marcada para começar e terminar. A duração máxima deve ser de três horas.

2- Crie um ritual de execução
Pense em algo que o deixe motivado, aumente sua criatividade e te permita concluir rapidamente uma tarefa. Acender incenso? Ouvir música? Tomar café? Cada pessoa precisa desenvolver seu próprio ritual.

3 - Desconecte-se
Se não precisa de internet para uma tarefa, desconecte-se! Assim, você não tem o impulso de ficar vendo o Facebook, o e-mail etc. Quem nunca teve a experiência de ligar o computador para uma tarefa rápida e só desligá-lo horas depois, sem ter feito nada útil?

4 - Pondere os pontos positivos e negativos

Na dúvida sobre o que deve ser prioridade, escreva em uma folha de papel o que pode acontecer de positivo e de negativo se você não fizer cada tarefa. Assim, fica mais fácil eleger o que pode ser adiado.

5 - Execute pequenas atividades
Experimente começar o dia fazendo coisas menores, de rápida conclusão. Isso com certeza te dará energia para as atividades mais complexas e demoradas.

6 - Recuperando as forças
Não ignore o cansaço. Se sua energia estiver prejudicada, você fica indisposto, sem vontade, seu cérebro não pensa do jeito que deveria. Estabeleça rituais de recuperação, algo que dê um gás quando você estiver exausto.

7 - Deixe um horário para imprevistos
Interrupções e emergências acontecem na vida de todo mundo. Ao planejar sua semana, deixe espaços para esses imprevistos. Nunca lote sua agenda com tarefas.

8 - Uma coisa de cada vez
Proíba-se de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Precisou interromper uma tarefa? Conclua a outra mais urgente e só depois volte para a anterior. Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, perde de 10 a 15% do tempo.

9 - Defina objetivos
O que você quer ganhar com uma organização do tempo? Ficar mais perto do seu filho? Ser promovido no trabalho? Em quanto tempo? Traçar metas e estudar recompensas traz motivação para o processo.

10 - Saiba pedir ajuda
Se nada der certo, considere conversar com um amigo, chefe ou psicólogo. Existem fatores bloqueadores que estão tão escondidos que não conseguimos lidar sozinhos com eles. O importante é não desistir.



25 comentários:

  1. gostei muito e quero ler mais vezes,vou tentar seguir as dicas e ver o que acontece.obrigada pela boa vontade de ajudar quem precisa.

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  2. Minha primeira lida no blog. Parabéns mesmo. vou tentar seguir. ..

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  3. Obrigado pela dicas.

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  4. Finalmente dicas úteis!
    Linda, adorei sua página! :) Parabéns pelo trabalho e disposição!!

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  5. Eu adorei e vou tentar seguir... cheguei num ponto muito crítico e já tenho mais que 80% dos sintomas... me sinto mto mal por não fazer coisas que gosto sendo que eu mesmo desisto de fazer... adorei

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  6. Gostei vou seguir :)

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  7. Acabei de ler o artigo. Estou numa fase terrível em que me sinto mal comigo mesma. Sinto-me cansada do que "não faço" por mais simples que seja. Deito-me pensando que o descanso me vai dar mais força e cada dia é... pior. Evito vir à rua, porque acho que devo estar a tratar dos meus afazeres. Quando venho só penso em vir para casa fazer o que está atrasado e.....depois ao chegar a casa lá vou eu deitar-me mais um pouco. Será que é do Cipralex 10 (tomo 1/dia) e do Olcadil 2 (1/2 à noite). Obrigada pela ajuda.
    São Lopes

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    1. Não desanime! Parece sintoma de depressão, então relate ao seu médico. Juntos poderão rever a medicação ou pensar em uma alternativa.

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    2. Obrigada!
      Há 35 anos que sofro e há alturas muito difíceis. Agora é uma delas!
      Sinto-me mesmo mal! Não vale a pena mudar de remédio...Estou cansada!
      Td de bom!
      São Lopes

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    3. :( Só tenho vontade de fugir....fugir de mim mesma...
      Se isso fosse a solução....
      Mas não é.
      Tenho de organizar a minha cabeça e não pensar só em coisas ruins, mas tento..tento e não consigo.
      São Lopes

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    4. Tb tenho essa vontade às vezes... rss mas com certeza não é a solução. Quanto mais a gente foge, é pior. Não resolve nada!
      O lance é enfrentar mesmo e colocar mãos à obra! :)

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    5. Muito obrigada!
      Sei que não devo, não posso colocar a cabeça na areia, mas tá difícil, mt difícil. Esta última crise começou em Novembro passado.
      Obrigada pela disponibilidade e pelo apoio!
      Tudo de bom!!!!!!!
      São Lopes

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  8. Excelentes dicas, principalmente para nós, os ansiosos de plantão ! Imprimi e voai para meu quadrinho em frente à cama !

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  9. Obrigada!
    Estou zangada comigo, desiludida com as pessoas. Parece que ainda brincam com a nossa tristeza.
    E fazer o quê? Partir? E depois deixar problemas para quem cá fica. Se calhar
    São Lopes

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  10. Parabens! Adorei o blog... e essas dicas sao muito boas pra essa fase q eu estou passando!! :D

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    1. gostei muito, semana que vem vou tentar utilizar essas dicas

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