terça-feira, 5 de setembro de 2023

O papel da escola diante do diagnóstico de TDAH

(Imagem: Freepik)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que afeta a concentração e o comportamento das crianças e pode persistir na vida adulta. Muitas escolas não estão adequadamente preparadas para lidar com alunos com TDAH, o que pode resultar em situações bastante problemáticas. Alguns casos incluem punições injustas, falta de apoio adequado, compreensão por parte dos colegas e funcionários da escola, possibilitando um impacto negativo na autoestima e desempenho acadêmico desses alunos.

Algumas escolas adotam medidas paliativas, como conceder mais tempo para provas ou permitir que os alunos se sentem na frente da sala. Além disso, o uso de medicação sob supervisão médica pode ajudar a melhorar a concentração, mas também pode apresentar efeitos colaterais.

É fundamental que as escolas estejam cientes do diagnóstico de TDAH de seus alunos e ofereçam os recursos necessários para garantir um aprendizado de qualidade. Compreender os sintomas do TDAH, como dificuldade de concentração, inquietação e impulsividade, é crucial para criar um ambiente mais inclusivo e eficaz para esses alunos.

Em novembro de 2021, foi aprovada a Lei n°14.254, que garante aos estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos de aprendizagem o acesso a acompanhamento integral e adaptação de recursos de acordo com suas necessidades. Para promover a inclusão dessas crianças na escola, é necessário que a escola tenha conhecimento e comprometimento.

Em entrevista ao Diário de Pernambuco, a neuropsicopedagoga Adriana Milanez destacou a importância de uma boa relação entre a família e a escola para o bem-estar da criança. Os professores precisam de formação e apoio, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Eles desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos alunos com TDAH - devem estar cientes do diagnóstico e não classificar os sintomas do transtorno como mau comportamento ou preguiça. 

Métodos de ensino construtivistas podem ser úteis, envolvendo atividades que permitem movimento e estimulam o senso crítico dos alunos. É importante que os professores foquem nas qualidades do aluno e minimizem a ênfase nas falhas.

Em novembro de 2021 foi aprovada a Lei n°14.254, que garante aos estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos de aprendizagem o acesso a acompanhamento integral e adaptação de recursos de acordo com suas necessidades. Para promover a inclusão dessas crianças, é necessário que a escola tenha conhecimento e comprometimento.

Em resumo, a inclusão de alunos com TDAH requer colaboração entre famílias, escolas e professores. A capacitação dos educadores, o desenvolvimento de planos individuais e a compreensão das necessidades desses alunos são fundamentais para garantir seu sucesso acadêmico e bem-estar emocional.


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