(Imagem: Freepik) |
Uma boa noite de sono desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde mental. A falta de sono noturno pode resultar em irritabilidade, desânimo, tristeza, problemas de memória e dificuldades de concentração durante o dia.
A insônia pode ser causada por diversas situações, incluindo condições médicas como fibromialgia, ansiedade, depressão, doenças neurológicas como a doença de Parkinson e o Alzheimer, distúrbios hormonais como hiper e hipotireoidismo, e também fatores emocionais.
Se persistente, a insônia pode levar a problemas de saúde mais graves, como doenças cardiovasculares, distúrbios respiratórios e transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. Além disso, transtornos mentais como bipolaridade, esquizofrenia e TDAH frequentemente estão associados a problemas de sono.
Os médicos identificam três tipos principais de insônia: a inicial, que envolve dificuldade em adormecer; a intermediária, onde a pessoa acorda no meio da noite e tem dificuldade em voltar a dormir; e a terminal, quando a pessoa acorda muito cedo e não consegue dormir novamente.
A atividade física pode ajudar a melhorar o sono, mas é aconselhável evitar exercícios intensos à noite, pois podem causar agitação.
(Fonte: Meu Valor Digital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno