quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Dia Mundial de Combate ao Estresse é celebrado neste sábado

(Imagem: Freepik)


O estresse, considerado o mal do século XXI, é uma resposta natural do corpo a estímulos que podem causar reações físicas e emocionais, como aceleração da respiração e batimentos cardíacos, conhecida como "reação de luta ou fuga". Neste sábado (30), Dia Mundial do Combate ao Estresse, é importante destacar os danos que ele pode causar à saúde.

O estresse pode surgir de diversas situações, como extremos de temperatura (estresse térmico), uso de substâncias psicoativas (estresse químico), eventos psicológicos ou sociais, como perdas pessoais, e na vida cotidiana, seja no trabalho ou no ambiente pessoal.

É fundamental reconhecer que não é possível eliminar completamente o estresse, mas devemos prestar atenção aos sinais que nosso corpo nos envia. O estresse prolongado pode desencadear doenças cardiovasculares e outras manifestações físicas e emocionais, como fadiga e problemas psicológicos, incluindo depressão, síndrome do pânico e síndrome de Burnout.

Para evitar situações estressantes, é recomendável praticar atividades de autocuidado, como respiração profunda e automassagem, evitar o uso de celulares antes de dormir, manter uma dieta adequada e fazer exercícios físicos. 

Manter contato com amigos e familiares, gerenciar o tempo e equilibrar o trabalho com momentos de lazer também são essenciais para uma rotina menos estressante. Além disso, buscar refúgio em atividades terapêuticas, como interagir com animais, pode ser uma maneira eficaz de aliviar o estresse e recarregar as energias.


(Fonte: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno