segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Tabaco + cannabis: risco de transtornos é maior

(Imagem: Freepik)

O uso simultâneo de tabaco e cannabis está associado a um maior risco de ansiedade e depressão, de acordo com um estudo recente realizado por cientistas da Universidade da Califórnia. Os pesquisadores analisaram respostas de 53.843 adultos dos EUA que participaram do estudo COVID-19 Citizens Health, conduzido de 2020 a 2022.

No estudo, 4,9% dos participantes relataram usar apenas tabaco, 6,9% relataram usar apenas cannabis e 1,6% relataram o uso conjunto das duas substâncias. Entre os que faziam uso conjunto, 26,5% relataram ansiedade e 28,3% relataram depressão. Em comparação, entre os que não usavam tabaco ou cannabis, apenas 10,6% relataram ansiedade e 11,2% relataram depressão.

Os pesquisadores calcularam que a probabilidade de desenvolver esses transtornos mentais é cerca de 1,8 vezes maior para os que fazem uso conjunto em comparação com os que não usam nenhuma das substâncias. Além disso, o uso conjunto e o uso exclusivo de cannabis foram associados a um risco maior de ansiedade em comparação com o uso exclusivo de tabaco.

Embora não seja possível estabelecer uma relação de causalidade direta, os cientistas concluíram que existe uma associação entre o uso combinado de tabaco e cannabis e problemas de saúde mental. Dado que o tabaco e a cannabis são amplamente consumidos em todo o mundo, e o uso combinado está aumentando devido à legalização da cannabis em muitos lugares, os pesquisadores recomendam a integração de apoio à saúde mental em programas de cessação do tabaco e da cannabis.


(Fonte: Galileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno