quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Apenas um terço da população idosa recebe tratamento adequado para transtornos de ansiedade

(Imagem: Freepik)

Os transtornos de ansiedade são condições de saúde mental que afetam pessoas de todas as idades, incluindo os idosos. No entanto, muitas vezes, os transtornos de ansiedade em idosos são subdiagnosticados e subtratados, o que pode ter consequências significativas para sua qualidade de vida e bem-estar.

Existem várias razões pelas quais os idosos podem não receber o tratamento adequado para transtornos de ansiedade, entre elas:

1. Estigma: Em algumas culturas e gerações, o estigma associado à saúde mental ainda é prevalente. Os idosos podem se sentir relutantes em buscar ajuda devido ao medo do estigma ou ao desconhecimento sobre transtornos de ansiedade.

2. Comorbidades: Os idosos muitas vezes têm várias condições médicas crônicas, o que pode dificultar o diagnóstico e tratamento de transtornos de ansiedade. Os sintomas de ansiedade podem ser atribuídos erroneamente a outras condições médicas.

3. Falta de reconhecimento: Os sintomas de ansiedade em idosos podem ser diferentes dos observados em adultos mais jovens. Eles podem ser atribuídos ao envelhecimento, como insônia, dores crônicas ou preocupações com a saúde, o que pode fazer com que os sintomas de ansiedade passem despercebidos.

4. Acesso limitado a serviços de saúde mental: Em muitos lugares, especialmente em áreas rurais ou em países com sistemas de saúde subdesenvolvidos, o acesso a serviços de saúde mental é limitado. Os idosos podem enfrentar barreiras geográficas, financeiras ou de transporte para obter tratamento adequado.

5. Falta de conscientização: Tanto os idosos quanto os profissionais de saúde podem não estar cientes dos sintomas de ansiedade em pessoas mais velhas. Isso pode atrasar o diagnóstico e tratamento.

É importante destacar a necessidade de conscientização e educação contínuas sobre saúde mental em idosos, bem como a importância de garantir que os serviços de saúde mental sejam acessíveis e culturalmente sensíveis às necessidades dessa população. Isso pode incluir treinamento para profissionais de saúde para reconhecer e tratar transtornos de ansiedade em idosos, bem como políticas que facilitem o acesso a serviços de saúde mental.

Além disso, familiares e cuidadores desempenham um papel fundamental na identificação e apoio a idosos que possam estar sofrendo de transtornos de ansiedade. A detecção precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos idosos e ajudá-los a lidar com os desafios emocionais que enfrentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno