terça-feira, 26 de setembro de 2023

"Síndrome da Gaiola": jovens não estão querendo sair de casa

(Imagem: Freepik)

No Brasil, enfrentamos uma preocupante epidemia de transtornos de ansiedade, com uma taxa de 26,8% da população diagnosticada, segundo a OMS.

Os jovens entre 18 e 24 anos são os mais afetados, com impressionantes 31,6% sofrendo desse transtorno.

Esse quadro pode levar à "síndrome da gaiola", na qual indivíduos, sobrecarregados por ansiedade e pressões sociais, se isolam em seus quartos ou dentro de casa, recusando-se a interagir com o mundo exterior. Esse fenômeno ganhou força após a pandemia, quando os jovens se sentiram mais seguros em casa.

O termo "síndrome da gaiola" enfatiza a sensação de prisão e isolamento dessa condição, destacando a importância de reconhecê-la e buscar ajuda para superar o ciclo de ansiedade, depressão e isolamento que pode resultar dela. Um relatório de 2022 revelou que muitos jovens sentem que seus lares não refletem sua identidade, levando a comportamentos de reclusão.

Para combater essa síndrome e a alta taxa de ansiedade, é crucial promover a interação de crianças com outras pessoas e a natureza. Estimular conexões sociais e com o ambiente natural é fundamental para a saúde mental.

O Brasil pode liderar não apenas em prevalência, mas também em busca de soluções que fortaleçam a saúde mental da população, criando um ambiente propício para o desenvolvimento emocional e social. É hora de quebrar barreiras e construir um futuro mentalmente mais saudável.

(Fonte: Estado de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno