Uma equipe de terapia ocupacional em parceria com uma empresa de equipamentos sensoriais criou um espaço para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro do Centro de Acessibilidade do festival The Town, que está acontecendo desde o último sábado (2) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O objetivo da sala é ajudar a reduzir crises de ansiedade através de um ambiente climatizado, silencioso e colorido, com cobertores pesados e almofadas espalhadas pelo chão, criando uma sensação de conforto e segurança. Além disso, o Festival The Town disponibilizou kits sensoriais contendo abafadores de ruído e óculos especiais para ajudar a atenuar estímulos sensoriais excessivos.
Os responsáveis pela sala conseguem identificar pessoas com autismo na fila não apenas pela solicitação de ajuda, mas também pelo comportamento e pela presença de cordões de girassol, que são usados por autistas e outros neurodivergentes.
Essas medidas possibilitaram que autistas pudessem controlar suas sensações e desfrutar do festival. Alguns retornaram várias vezes para lidar com suas crises e conseguiram aproveitar o evento até o final.
(Foto: reprodução g1/Paola Patriarca) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno