sábado, 2 de setembro de 2023

Assédio Moral no trabalho

Imagem: Freepik

O assédio moral no trabalho é um problema comum que afeta muitos trabalhadores. Ele envolve comportamentos repetidos que expõem os colaboradores a situações constrangedoras, humilhantes ou ofensivas, prejudicando sua saúde mental e física. Isso pode incluir xingamentos, cobranças excessivas e fofocas, entre outras práticas negativas. 

Para identificá-lo, é importante reconhecer comportamentos repetidos que expõem os trabalhadores a situações constrangedoras. Isso pode vir de gestores ou colegas de trabalho e tem o objetivo de desestabilizar o profissional afetado.

As consequências do assédio moral incluem problemas de saúde mental como estresse, depressão, ansiedade, além de possível demissão ou abandono do emprego.

As empresas têm a responsabilidade de prevenir o assédio moral, promovendo um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. Devem adotar medidas preventivas e políticas que protejam a dignidade dos seus funcionários. 

A lei trabalhista protege os funcionários, permitindo que denunciem o assédio moral e busquem reparação na Justiça do Trabalho. Aqueles que se sentirem afetados devem procurar o setor de Recursos Humanos ou a ouvidoria da empresa para relatar o ocorrido.

Para comprovar o assédio moral, podem ser usadas evidências como e-mails, mensagens de celular, mudanças físicas no local de trabalho e gravações de áudio do assediador. Testemunhas que tenham presenciado o assédio também podem ser aceitas como prova, e é aconselhável buscar orientação legal para proteger seus direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno