quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Meditação

Meditação pode trazer benefícios relacionados ao
aprendizado, memória e controle emocional
Os benefícios da meditação podem ir muito além do bem-estar e autoconhecimento. De acordo com novo estudo de Harvard, a sua prática pode trazer mudanças estruturais no cérebro.

A neurocientista Sara Lazar reuniu 16 voluntários, que tiveram seus cérebros examinados antes e depois de um período de oito semanas da prática do “mindfulness” - um estilo de meditação simples.

Exames de ressonância magnética foram tomados antes e após as sessões de meditação coletiva e colocadas em comparação com voluntários que não tinham praticado nenhum tipo de exercício.

Nos  voluntários que praticaram a meditação foram detectadas massa cinzenta mais densa em várias partes do cérebro - associadas ao aprendizado, memória e controle emocional.

(fonte: Catraca Livre; foto Flickr/Mitchel Joyce)


7 comentários:

  1. Cada pessoa tem de procurar o que for melhor para ela, percebo que pra desocupar a mente da ansiedade é tentar fazer planos pro futuro, coisas simples é claro, se não congestiona mais. Levei cinco anos pra construir minha casa entre paradas e começos neste tempo vivi muito bem, depois veio a decoração com moveis, tudo muito bom até o dia em que depois de seis meses morando na casa nova, veio os problemas em min, o sonho realizado agora preciso de outro pra realizar, tenho que tentar outra coisa, uma empresa, um carro de luxo, uma viagem num navio, sei lá, algo que me faça pensar em outras coisas pra deixar a ansiedade de lado. Mas é claro meditação ajuda também, Karen tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  2. Minha mente não quer deixar meu corpo descansar, a meditação pode ser útil sim.

    ResponderExcluir
  3. Karen, esta semana alguém me falou que a vida é uma ilusão e que se só a mente estiver intacta, ela pode ser vivida na plenitude, fiquei horas pensando no sentido e na intenção da mensagem, se a vida é uma ilusão, a minha é bastante real e a todo momento ela chama a atenção para a dura verdade.Hoje neste dia ensolarado, me vi prisioneiro na minha própia liberdade. A minha variação de humor, tenho comigo é um processo natural da vida, mas por garantia nunca deixo superar a minha fé e meu otimismo. Isso gera um conflito no meu cérebro, que mantém minha mente ativa. Evidente que a ilusão ruim, pode superar a boa. É como um sonho, porém não posso acordar pois é real. Até mais!!

    ResponderExcluir
  4. Amigos..., toda necessidade, desejo, sonho..., Ñ ATINGIDOS 'AINDA', em nossas vidas, gera em nós 'SENTIMENTOS: Ansiedades e Frustrações'. ""EM TODOS NÓS, É ASSIM Q ACONTECE""(Até nos especialistas da área: Psicólogos/Filósofos/ Psiquiatras/Pastores/Padres... Ano passado, por exemplo, o Padre Marcelo Rossi passou e superou a DEPRESSÃO/Síndrome do pânico). ---*Estes se ñ forem 'TRABALHADOS'*---, Devido ao grande aumento da SEROTONINA em nossos organismos, nos levará indubitávelmente à DEPRESSĀO!!! -Isto é ÓBVIO e simples de entender e aceitar. Até uma criança compreende, porque é SIMPLES, Ok?... Qual a soluçāo p/ esta DOENÇA q como tal, precisa ser TRATADA? Libere em você, as substâncias ANIMADORAS, q DEUS, sabiamente, disponibilizou em você próprio! ---*RECHEIE DENTO DAS SUAS TAREFAS/OBRIGAÇÕES DIÁRIAS/TRABALHO/LAZER/...: Com ENDORFINA/ADRENALINA*---, mas como assim???... -Esse 'RECHEIO' consiste d'aquelas coisas q te deixam ou q te deixavam FELIZ. -EXEMPLOS mil, podemos colocar, mas q vc mesmo responda e procure praticar o q a tua 'AVALIAÇÃO PRÓPRIA" mostrar p/ você! ENFIM, c/ SABEDORIA, q só voce vai saber o que é melhor p/ o seu caso, p/ a sua vida, pois p/ cada um de nós existem GOSTOS DIFERENTES. ---Monte a sua 'lista de gostos' em soma à lista de gostos d'aqueles q estão à sua volta, amigos, irmãos, filhos, pais... E se possível, façam juntos. Caso contrário, faça sozinho, mas ñ deixe de praticálas, de forma sistêmica, ou seja, é p/ ser --*INCORPORADO NA SUA VIDA--* Ñ é um 'modismo', ñ é só p/ hoje, é maravilhoso, prazeiroso e é p/ sempre!!! E p/ sempre porque é BOM, é OTIMO, é MARAVILHOSO... -Esta 'nova vida' mesmo q seguida à risca, ainda ñ trará a verdadeira PAZ q buscamos... P q seja completa, acrescente a imprescindível PITADA de AMOR-1°Co.13:7: O AMOR, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Esta vida em ABUNDANCIA q todos buscamos, até os ATEUS, só será alcaçada, se o agente principal e equilibrante e LIBERTADOR, desta e de TÔDAS as doenças e dúvidas, se o Sr. DEUS estiver presente nela, sempre e em todos os momentos, principalmente nestes de CRISE!/AFLIÇŌES, pelos quais TODOS nós passamos. Presente como? Em ATITUDES SIMPLES, ñ somente dentro das igrejas/templos/salões... Tem q ser dentro e fora, ou seja, tem q se viver o que se prega! E isso ñ é só dentro, aliás, somos PROVADOS mais fora, do dentro. Esta doença atinge o ser humano, qualquer um q seja. Recomendação de leitura da palavra de DEUS, p/ meditação: VIDA EM BUNDÂNCIA-Jo.10:10-...; VENCEDORES-Rm.8:37; COOPERAM PARA O BEM-Rm.8:28; QUEM SERÁ CONTRA NÓS-Rm.8:31. Não pereça-Jo.3:16. --*A solução é dar liga à massa: Juntar DEUS, q é a 'liga' à massa, q é a Endorfina & Adrenalina liberadas, por ESTA NOVA VIDA! -NOVA VIDA à todos: -SOIS O TEMPLO DE DEUS-1ºCo.3:16. "Cuide bem do VERDADEIRO TEMPLO DE DEUS, O SEU CORPO". -Cuide muito bem d'ele! -Fiquem c/ DEUS, e na santa paz do Sr. JESUS. ...Aléxis...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno