segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Corrida tem benefícios semelhantes aos de remédios para depressão e ansiedade, afirma pesquisa

(Imagem de Drazen Zigic no Freepik)

Um estudo apresentado no 36º Congresso do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia, em Barcelona, Espanha, revelou que a prática de corrida pode ser tão eficaz no combate à depressão e à ansiedade quanto o uso de antidepressivos. A pesquisa, conduzida pela professora Brenda Penninx da Universidade Vrije na Holanda, selecionou 141 pacientes com depressão e/ou ansiedade.

Os participantes tiveram a opção de tomar um antidepressivo (escitalopram) ou participar de corridas em grupo. |Quarenta e cinco escolheram a primeira opção, enquanto 96 optaram pela segunda. O grupo que escolheu o antidepressivo estava inicialmente mais deprimido do que o grupo da corrida.

O estudo durou 16 semanas, durante as quais os participantes que tomaram o antidepressivo o fizeram continuamente, enquanto os que escolheram a corrida praticaram o exercício por 45 minutos, duas ou três vezes por semana. A taxa de abandono foi maior no grupo do exercício, com 52% continuando, em comparação com 82% no grupo dos antidepressivos. Ao final, cerca de 44% de ambos os grupos apresentaram alguma melhora nos sintomas de depressão e ansiedade.

Além disso, o grupo que optou pela corrida experimentou melhorias no peso, circunferência da cintura, pressão arterial e função cardíaca, enquanto o grupo que tomou o antidepressivo mostrou uma tendência de leve deterioração desses marcadores metabólicos.

A pesquisadora Brenda destacou que ambas as abordagens podem ser válidas, e é possível combinar o uso de antidepressivos com a atividade física. Ela enfatizou que os antidepressivos são geralmente seguros e eficazes, mas nem todos os pacientes respondem a eles ou estão dispostos a tomá-los. Portanto, a terapia de exercícios deve ser considerada seriamente como uma alternativa viável no tratamento da depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno