quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Medo das sensações físicas pode levar pessoas ansiosas a evitar atividades físicas

(Imagem: Freepik)

De acordo com especialistas em saúde mental, a "sensibilidade à ansiedade" refere-se ao medo que algumas pessoas têm em relação a sensações corporais associadas à ansiedade, como batimentos cardíacos acelerados, transpiração ou falta de ar. Um estudo recente publicado na revista Mental Health and Physical Activity sugere que indivíduos com alta sensibilidade à ansiedade tendem a se engajar em menos atividade física, especialmente quando a intensidade da atividade é maior.

Embora a prática de exercícios físicos seja crucial para melhorar o bem-estar e aliviar sintomas de transtornos mentais, pessoas com ansiedade podem evitar tais atividades devido ao medo das sensações físicas associadas à ansiedade. 

A autora do estudo, Sherry Stewart, da Universidade Dalhousie, no Canadá, ressalta que indivíduos com alta sensibilidade à ansiedade podem recorrer a comportamentos prejudiciais, como o consumo de álcool e drogas, como forma de aliviar os sintomas.

A análise, baseada em 43 estudos de alta qualidade e cerca de 10.300 participantes, revelou que quanto mais preocupações relacionadas aos sintomas físicos da ansiedade os indivíduos apresentavam, menor era a probabilidade de praticarem atividades físicas, principalmente as mais intensas. No entanto, as preocupações relacionadas à ansiedade em situações sociais não mostraram uma ligação significativa com a falta de atividade física.

Os pesquisadores observam limitações no estudo, mas ressaltam a importância de considerar a sensibilidade à ansiedade ao recomendar a prática de atividade física para pessoas com esse transtorno. Eles sugerem um acompanhamento mais próximo durante os exercícios e um aumento gradual da intensidade para garantir o conforto e o benefício máximo para esses indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno