terça-feira, 10 de outubro de 2023

O medo de ter medo

(Imagem: Freepik)

Por Fabiane Fischer (jornal JP)


A ansiedade é um problema cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a ansiedade é a condição de saúde mental mais prevalente no mundo, afetando cerca de 260 milhões de pessoas. Em Piracicaba, não é diferente: muitas pessoas sofrem com os sintomas da ansiedade e com o medo de ter medo, um ciclo que pode ser difícil de quebrar sozinho.

A ansiedade é uma reação normal do organismo diante de situações estressantes ou desafiadoras. No entanto, quando ela se torna excessiva e interfere na vida cotidiana da pessoa, é considerada um transtorno de ansiedade. 

Os sintomas incluem preocupação constante, tensão muscular, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração, dores de cabeça, falta de ar, sensibilidade à luz, formigamentos nos braços e pernas, taquicardia, sudorese, compulsão alimentar, perda de memória a curto prazo, depressão, dificuldades no trabalho, pesadelos, respiração ofegante, mãos frias, visão turva, sensações de engasgo, fala acelerada, ondas de calor, dormência, falta de apetite, tremores, dores abdominais,  pernas inquietas, arrotos, cansaço extremo, tontura e sensação de desmaio, enjoo, zumbidos no ouvido, boca seca, sensação de descoordenação na fala,  aperto na garganta, despersonalização, nervosismo, vontade de chorar constante, angústia, pensamentos repetitivos, falta de libido, medo de morrer, pensamentos ligados à doenças,  entre muitos outros sintomas. 

Um dos grandes desafios para quem sofre com ansiedade é o medo de ter medo. Isso porque a pessoa pode ficar presa em um ciclo de preocupação constante, imaginando situações futuras que possam desencadear sintomas de ansiedade. Essa preocupação excessiva pode, por sua vez, desencadear a própria ansiedade, tornando o ciclo ainda mais difícil de quebrar. E a sensação é tão ruim quando a ansiedade vem que a pessoa passa o restante do dia pensando nas sensações e com medo de que elas se repitam, e com isso fica presa no medo o tempo todo. 

Existem algumas estratégias que podem te ajudar a lidar com a ansiedade no dia a dia, então vou passar aqui algumas:

- Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou relaxamento muscular progressivo. Essas técnicas podem ajudar a reduzir a tensão muscular e a sensação de ansiedade.

- Exercite-se regularmente. A atividade física libera endorfina, um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar e alívio do estresse.

- Estabeleça rotinas regulares para o sono e alimentação. Uma boa noite de sono e uma alimentação saudável e equilibrada podem te ajudar muito. Inclua na sua alimentação alimentos com triptofano (eles ajudam na manutenção dos neurotransmissores). O abacate e a couve-flor são incríveis!

- Identifique os gatilhos que desencadeiam a ansiedade e tente evitá-los ou lidar com eles de forma mais saudável. Por exemplo, se a multidão em um local público desencadeia sua ansiedade, tente ir a lugares mais calmos ou use técnicas de relaxamento antes de sair de casa.

- Aprenda a lidar com pensamentos negativos. A terapia pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento que contribuem para a ansiedade.

- Tome um chá e um banho morno antes de ir para cama. Pratique o autoconhecimento, isso é e extremamente curativo, aliás, você é o produto de tudo aquilo que você viu, ouviu e sentiu desde a infância e se conhecer melhor irá te libertar dos traumas vividos até então.

- Valorize seus momentos de descanso e preserve suas horas de sono.

Em resumo, a ansiedade é um problema de saúde mental cada vez mais comum na sociedade atual. É importante buscar ajuda e aprender estratégias para lidar com ela. Com tratamento adequado e mudanças no estilo de vida, é possível quebrar o ciclo de preocupação constante e ter uma vida equilibrada e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno