quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Banalização de diagnósticos on-line preocupa especialistas

(Imagem: Freepik)

De acordo com publicação do portal Metrópoles, a banalização dos diagnósticos feitos na internet preocupa especialistas, que alertam para o risco de autodiagnósticos e desenvolvimento de sintomas inexistentes. 

Com a disseminação de informações sobre saúde mental nas redes sociais, muitos usuários passam a interpretar erroneamente os sinais de ansiedade e depressão, podendo, inclusive, diagnosticar outras pessoas, sem qualificação para isso.

Embora seja positivo ver uma maior abertura para discussões sobre saúde mental, é fundamental lembrar que o diagnóstico preciso e o tratamento adequado devem ser conduzidos por profissionais devidamente capacitados. 

A busca por orientação especializada é crucial para evitar complicações e garantir um caminho eficaz em direção à recuperação.

Conforme enfatizado pelos especialistas, o compartilhamento de experiências e informações nas redes sociais deve ser encarado como um primeiro passo para obter ajuda profissional, e não como um substituto para um diagnóstico adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno