terça-feira, 24 de outubro de 2023

Jundiaí e Sorocaba (SP): mais de 65 mil atendimentos relacionados à ansiedade e pânico nos últimos três anos

(Imagem: Freepik)

Um surpreendente levantamento divulgado pelo G1 revela que as cidades de Jundiaí e Sorocaba, no interior de São Paulo, registraram uma procura expressiva por atendimentos relacionados à ansiedade e à crise de pânico nos últimos três anos. 

Em Jundiaí (SP), quase 40 mil pessoas procuraram atendimento na rede municipal de saúde, enquanto Sorocaba atendeu 26.796 pessoas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade. Este fenômeno revela que a preocupação com a saúde mental se estende para além dos limites das grandes metrópoles, afetando comunidades em todo o país.

Segundo a prefeitura de Jundiaí, a faixa etária mais afetada foi de mulheres entre 20 e 40 anos, representando o grupo que mais buscou ajuda. 

A prefeitura de Sorocaba enfatiza a importância do tratamento multidisciplinar para cuidados com a saúde mental. O atendimento abrange uma variedade de profissionais, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores físicos e fisioterapeutas.

Os moradores podem acessar esses serviços em 33 UBSs da cidade, sendo encaminhados para unidades especializadas, conhecidas como "UBSs polos", de acordo com o diagnóstico clínico. Além disso, oito unidades do Caps estão disponíveis para casos de transtornos mentais mais graves e duradouros.

Como uma medida de apoio, o G1 compilou uma lista de locais em Sorocaba e Jundiaí que oferecem serviços de atendimento gratuito.

Sorocaba - Polos de atendimento multidisciplinar:

Polo I: UBSs Sorocaba I / Wanel Ville - Rua Alexandre Caldini, 442, das 7h às 17h;

Polo II: UBS Fiori - Rua André Manente, s/n, das 7h às 19h;

Polo III: UBSs Haro / Hortência - Rua Teodoro Kaisel, 677, das 7h às 19h;

Polo IV: UBS São Guilherme - Rua Belmiro Moreira Soares, 1100, das 7h às 19h;

Polo V: UBS Brigadeiro Tobias - Rua Ana Gomes Correa, 55, das 7h às 19h.

Em Jundiaí, o atendimento em saúde mental segue os princípios da Política Nacional de Saúde Mental.

As ações vão desde a atenção básica nas UBSs, Clínicas da Família, Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda e Consultório de Rua, passando pelo cuidado nos quatro Centros de Atenção Psicossocial e, se necessário, à atenção hospitalar no Pronto Socorro e Enfermaria de Retaguarda de Saúde Mental nos Hospitais São Vicente e Universitário.

A porta de entrada pode ser a UBS referência do usuário ou o Caps. Cabe observar que nos Caps não há necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento de outro serviço para a realização do acolhimento. O Caps III e AD III funcionam por 24h, e os endereços das unidades estão disponíveis no site da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno