sábado, 21 de outubro de 2023

Os perigos da automedicação

(Imagem: Freepik)

Um cenário preocupante apontado por especialistas é o aumento da automedicação com remédios controlados para tratar sintomas de ansiedade e depressão, como indicam pesquisas recentes. 

A ansiedade, uma resposta natural do corpo humano, pode evoluir para um transtorno mental com sintomas como inquietação, preocupação excessiva e insônia, demandando tratamento especializado.

Durante a pandemia de covid-19, o uso de antidepressivos e estabilizadores de humor cresceu 14%, conforme dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF). No entanto, o uso inadequado de medicamentos pode acarretar efeitos adversos e mascarar sintomas de casos mais graves, sublinham especialistas. 

A Profa. Dra. Viviani Milan Ferreira Rastelli, do curso de Farmácia da Universidade Cruzeiro do Sul, ressalta a importância do acompanhamento profissional para o tratamento adequado de distúrbios psicológicos, incluindo a combinação de terapias ocupacionais, dança e medicina integrativa, quando necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno