segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fobias Específicas: Medo de Dirigir

Dentre os transtornos de ansiedade, existem as "fobias específicas", antigamente chamadas de fobias simples, mas que de simples não têm nada! A fobia específica pode ser explicada como aquele medo extremamente exagerado, que faz a pessoa se desesperar, sair correndo, passar mal e passar vergonha! Tem fobia de inseto, de gato, galinha, de animais em geral, de palhaço (coulrofobia), de elevador... Uma fobia bastante comum é a de dirigir e é sobre ela que vou falar hoje.

Minha irmã nunca conseguiu enfrentar o medo de dirigir. Aos 26 anos, tirou a carteira dela sem problema algum. Fez as aulas numa auto escola, depois as provas, deu tudo certo. No entanto, quando ela saiu de carro sozinha pelas ruas movimentadas do Rio de Janeiro, bateu o pânico e ela nunca mais quis dirigir. Mais de dez anos depois, já morando em outra cidade mais tranquila e com um trânsito menos selvagem, ela tentou novamente. Fez aulas, provas, conseguiu a nova habilitação. Combinou com uma amiga de sair e, quando chegaram ao destino, passou o tempo todo apavorada, só pensando na volta. Ficou muito nervosa, deixou o carro morrer várias vezes e então decretou: nunca mais iria dirigir na vida! Ela acha que não nasceu pra coisa ou então que sofreu algum trauma na infância.

Ao contrário da minha irmã, eu sempre adorei carros e velocidade. Quando criança dizia que ia ser piloto de Fórmula 1.
Assim que fiz 18 anos, me matriculei numa auto escola e tratei de tirar logo minha carteira de motorista. Só fui comprar um carro aos 20 e tantos anos, mas até lá dirigi inúmeros carros de pais e mães dos meus amigos. Nunca tive medo. Hoje, pra completar, ainda tenho moto. Ou seja, apesar da herança genética, eu e minha irmã não desenvolvemos as mesmas fobias. Mas ambas desenvolveram fobias.

Alguns estudos afirmam que pessoas que têm medo de dirigir são extremamente responsáveis, organizadas, detalhistas, sensíveis e inteligentes. Em geral, são muito exigentes e têm medo de errar. Sofrem antecipadamente com um possível erro e acham que estão sempre fazendo alguma coisa errada.
E mais uma vez, as mulheres são maioria, chegando a 80% dos casos.

O tratamento mais eficaz para esta e outras fobias específicas é a psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC). Fazendo uma busca na internet, verifiquei que existem diversos profissionais, além de auto escolas,  que oferecem tratamento apropriado para pessoas com medo de dirigir. Procure um desses profissionais e vá a luta! De preferência, dirigindo! :)

Paz e coragem!

Fonte: Instituto de Psicologia Aplicada, Portal do Trânsito, Mentes Ansiosas, Auto Escola Brasília

3 comentários:

  1. Acabei de ler:
    http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-57/esquina/traumatizados-do-transito

    ResponderExcluir
  2. Oi, Guilherme! Que legal o seu depoimento! Tenho certeza que em breve vc terá a sua CNH!! No começo acho que todo mundo sente medo de subir ladeira, de parar num sinal em uma rua íngreme! Eu tinha muito, além de ficar muito nervosa para estacionar! Mas depois passou. Minha vontade de dirigir era muito grande, fui dessas que não via a hora de fazer 18 anos pra tirar a carteira! Vc vai ver que é questão de prática mesmo. Na dúvida, puxa o freio de mão e deixa o carro morrer, não ligue pra quem está atrás de vc não. Procure ficar tranquilo que vai dar tudo certo! Obrigada mais uma vez por relatar sua história. Volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, essas pequenas dificuldades tem solução, o Instrutor Fabiano criou um curso online especificamente para isso. conheça dirigindosemmedo.com e você vai solucionar essas dúvidas e dificuldades.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno