sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mulheres somam 75% dos motoristas habilitados com medo de dirigir

Mulheres já representam 75% das pessoas 
que têm medo de dirigir
O motivo é que elas são xingadas por outros motoristas e criticadas até mesmo pelos companheiros. Algumas ficam 30 anos sem dirigir.

Existe solução! :)

O estresse provocado pelo trânsito pode chegar ao ponto de impedir que motoristas com carteira consigam sair com o carro da garagem. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito, dois milhões de brasileiros não dirigem por medo, e as mulheres são maioria: 75% das vítimas de fobia de trânsito. O motivo é que elas são xingadas por outros motoristas e criticadas até mesmo pelos companheiros.

Foram 20 anos sem tirar o carro da garagem até que Arlene Placê percebeu que, na verdade, tinha receio de dirigir. "Muita ansiedade, um pouco de insegurança". Ela procurou ajuda. Foi a um centro de treinamento específico para quem já tirou a carteira de motorista, mas tem medo de pegar o carro. Além de reaprender tudo, recebeu apoio psicológico.


"Algumas sofreram situações traumáticas, acidentes graves, xingamento, alguma agressão verbal. Algumas com falta de prática mesmo. Isso tudo vai gerando insegurança", afirma a psicóloga Débora Gonçalves Faria Alves.

Depois de 21 aulas, Arlene voltou ao trânsito
. "A cada dia que eu consigo estacionar, a cada dia que eu volto da escola com o meu filho, eu me sinto bem realizada e com o meu dever cumprido", diz.



(Bom Dia Brasil, exibido em 14/05/2013. Assista e leia a matéria completa)

3 comentários:

  1. Oi , sou do Rj e gostaria de saber se faz uso de algum medicamento , terapia ou qq. Outra coisa que te ajude, por favor nao deixe de responder.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Babi, faço uso de fluoxetina e tenho acompanhamento de uma psiquiatra e de uma psicóloga, com quem faço terapia cognitivo-comportamental.

    ResponderExcluir
  3. Olá Karen!
    De fato, a maioria das pessoas que procuram as clínicas e escolas especializadas em insegurança ao volante - inclusive nos fóruns da internet sobre o assunto - é de mulheres, sendo a maior parte casadas (se pesquisar por "meu marido" verás diversos resultados).
    Mas isso não significa que o medo de dirigir não possa ocorrer em mulheres solteiras, mais jovens e até mesmo em homens.
    Eu mesmo já tive medo. Tanto que adiei por vários anos a entrada na autoescola. E hoje, depois de muito treino e várias reprovações em provas práticas, finalmente obtive minha habilitação.
    Todavia, ainda sinto um pouco de nervosismo quando preciso parar o veículo em subidas. Não foram poucas as vezes que deixei o carro apagar por não conseguir controlar a embreagem. Fico nervoso com as buzinas dos outros condutores e medo de ser multado por eventualmente parar em local inadequado. Há o artigo 219 do CTB que constitui infração transitar em velocidade inferior a 50% da máxima.
    Eu noto que muita gente não tem paciência com os motoristas iniciantes. Será que o nosso trânsito é feito somente de condutores experientes?
    Tenho 33 anos. Estou habilitado há apenas dois meses.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de curtir a nossa página no facebook.com/semtranstorno.