quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como organizar seu tempo? Evite a procrastinação

Muitas vezes, por conta da minha ansiedade, eu paraliso. 
São tantas coisas pra fazer, pra resolver, que não sei por onde começar! 
Mas o problema é que quanto mais a gente adia, mais coisas vão surgindo, e tudo aquilo que não resolvemos, continua lá também. Ou seja, vira a tal bola de neve!

E como é que nós podemos combater essa nossa "desorganização mental"?

Veja se você se reconhece nesta matéria e organize melhor o seu dia com as dicas abaixo! :)
Aprenda a organizar o tempo para evitar a procrastinação. Hábito de adiar tarefas pode provocar doenças (por Thamyres Dias)


Gabriel Coelho agora planeja
tudo com antecedência
(Foto: reprodução)
Quantas vezes você ligou o computador para procurar um documento e, horas depois, ainda estava lá, navegando, sem lembrar o que ia fazer? Ou deixou de arrumar a gaveta do escritório até que a bagunça o impedisse de encontrar sequer uma caneta? Com dias cada vez mais agitados, a procrastinação — ou hábito de adiar tarefas — passou a fazer parte da vida de homens e mulheres. Sem conseguir organizar o tempo, as pessoas acabam sobrecarregadas e com a sensação de que deixaram coisas importantes para trás.

— A constatação de que não se é capaz de dar conta de tudo gera uma enorme frustração e acaba provocando sintomas como cansaço excessivo, baixa auto-estima e desanimo — afirma a psicóloga do Hospital Rio’s Dor, Maria Helena Rocha.

As consequências vão ainda além. Segundo a especialista, doenças como hipertensão, gastrite, dor de cabeça, ansiedade e depressão podem ter início em uma agenda descontrolada.

— Vejo isso quase diariamente. O interessante é que quando a pessoa adoece e se depara com a necessidade de rever a vida, acaba percebendo que podia ter feito diferente, prestado mais atenção em si, priorizado e se organizado melhor. É como aquela música "Epitáfio", dos Titãs — conta a psicóloga.

No processo de mudança, alguns truques podem ser bastante úteis, garante o especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa.

— Com o volume de informações e as facilidades tecnológicas, perder o foco é muito fácil. Para começar a aproveitar melhor os dias, o primeiro passo é fazer um planejamento e anotar todos os compromissos em um único lugar — diz.

A técnica funcionou para o estudante de Administração Gabriel Coelho, de 24 anos.

— Chegou um momento em que a necessidade de melhorar minha organização foi enorme. Não conseguia dar conta de tudo: trabalho, estudo, namoro, três bandas. Comecei a programar qualquer tarefa numa agenda. Agora, já sei o que vou fazer com uma semana de antecedência — conta.

                           Aprenda a se organizar melhor! :)


1- Bloqueie um tempo na agenda

Se uma atividade é importante, mas não urgente, marque dia e hora na sua agenda para realizá-la. Reserve como se fosse uma reunião, com hora marcada para começar e terminar. A duração máxima deve ser de três horas.

2- Crie um ritual de execução
Pense em algo que o deixe motivado, aumente sua criatividade e te permita concluir rapidamente uma tarefa. Acender incenso? Ouvir música? Tomar café? Cada pessoa precisa desenvolver seu próprio ritual.

3 - Desconecte-se
Se não precisa de internet para uma tarefa, desconecte-se! Assim, você não tem o impulso de ficar vendo o Facebook, o e-mail etc. Quem nunca teve a experiência de ligar o computador para uma tarefa rápida e só desligá-lo horas depois, sem ter feito nada útil?

4 - Pondere os pontos positivos e negativos

Na dúvida sobre o que deve ser prioridade, escreva em uma folha de papel o que pode acontecer de positivo e de negativo se você não fizer cada tarefa. Assim, fica mais fácil eleger o que pode ser adiado.

5 - Execute pequenas atividades
Experimente começar o dia fazendo coisas menores, de rápida conclusão. Isso com certeza te dará energia para as atividades mais complexas e demoradas.

6 - Recuperando as forças
Não ignore o cansaço. Se sua energia estiver prejudicada, você fica indisposto, sem vontade, seu cérebro não pensa do jeito que deveria. Estabeleça rituais de recuperação, algo que dê um gás quando você estiver exausto.

7 - Deixe um horário para imprevistos
Interrupções e emergências acontecem na vida de todo mundo. Ao planejar sua semana, deixe espaços para esses imprevistos. Nunca lote sua agenda com tarefas.

8 - Uma coisa de cada vez
Proíba-se de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Precisou interromper uma tarefa? Conclua a outra mais urgente e só depois volte para a anterior. Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, perde de 10 a 15% do tempo.

9 - Defina objetivos
O que você quer ganhar com uma organização do tempo? Ficar mais perto do seu filho? Ser promovido no trabalho? Em quanto tempo? Traçar metas e estudar recompensas traz motivação para o processo.

10 - Saiba pedir ajuda
Se nada der certo, considere conversar com um amigo, chefe ou psicólogo. Existem fatores bloqueadores que estão tão escondidos que não conseguimos lidar sozinhos com eles. O importante é não desistir.



24 comentários:

  1. gostei muito e quero ler mais vezes,vou tentar seguir as dicas e ver o que acontece.obrigada pela boa vontade de ajudar quem precisa.

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira lida no blog. Parabéns mesmo. vou tentar seguir. ..

    ResponderExcluir
  3. Finalmente dicas úteis!
    Linda, adorei sua página! :) Parabéns pelo trabalho e disposição!!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei e vou tentar seguir... cheguei num ponto muito crítico e já tenho mais que 80% dos sintomas... me sinto mto mal por não fazer coisas que gosto sendo que eu mesmo desisto de fazer... adorei

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler o artigo. Estou numa fase terrível em que me sinto mal comigo mesma. Sinto-me cansada do que "não faço" por mais simples que seja. Deito-me pensando que o descanso me vai dar mais força e cada dia é... pior. Evito vir à rua, porque acho que devo estar a tratar dos meus afazeres. Quando venho só penso em vir para casa fazer o que está atrasado e.....depois ao chegar a casa lá vou eu deitar-me mais um pouco. Será que é do Cipralex 10 (tomo 1/dia) e do Olcadil 2 (1/2 à noite). Obrigada pela ajuda.
    São Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanime! Parece sintoma de depressão, então relate ao seu médico. Juntos poderão rever a medicação ou pensar em uma alternativa.

      Excluir
    2. Obrigada!
      Há 35 anos que sofro e há alturas muito difíceis. Agora é uma delas!
      Sinto-me mesmo mal! Não vale a pena mudar de remédio...Estou cansada!
      Td de bom!
      São Lopes

      Excluir
    3. :( Só tenho vontade de fugir....fugir de mim mesma...
      Se isso fosse a solução....
      Mas não é.
      Tenho de organizar a minha cabeça e não pensar só em coisas ruins, mas tento..tento e não consigo.
      São Lopes

      Excluir
    4. Tb tenho essa vontade às vezes... rss mas com certeza não é a solução. Quanto mais a gente foge, é pior. Não resolve nada!
      O lance é enfrentar mesmo e colocar mãos à obra! :)

      Excluir
    5. Muito obrigada!
      Sei que não devo, não posso colocar a cabeça na areia, mas tá difícil, mt difícil. Esta última crise começou em Novembro passado.
      Obrigada pela disponibilidade e pelo apoio!
      Tudo de bom!!!!!!!
      São Lopes

      Excluir
  6. Excelentes dicas, principalmente para nós, os ansiosos de plantão ! Imprimi e voai para meu quadrinho em frente à cama !

    ResponderExcluir
  7. Obrigada!
    Estou zangada comigo, desiludida com as pessoas. Parece que ainda brincam com a nossa tristeza.
    E fazer o quê? Partir? E depois deixar problemas para quem cá fica. Se calhar
    São Lopes

    ResponderExcluir
  8. Parabens! Adorei o blog... e essas dicas sao muito boas pra essa fase q eu estou passando!! :D

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno