sexta-feira, 24 de outubro de 2014

AMBAN - Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP)

O Ambulatório de Ansiedade (AMBAN), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, iniciou suas atividades em 1985 com o objetivo de realizar estudo multidisciplinar em diferentes aspectos do tratamento do TRANSTORNO DE PÂNICO.

Visando pesquisar transtornos ansiosos - anteriormente denominados neuroses -, o AMBAN utiliza a infra estrutura do Instituto de Psiquiatria para o desenvolvimento de estudos Científicos. O estudo da ansiedade foi uma das áreas da Psiquiatria em que ocorreram significativos progressos, com desenvolvimento de tratamentos de grande eficácia.

Uma das maiores preocupações dos participantes do AMBAN tem sido multiplicar o conhecimento de técnicas através de treinamentos de profissionais e trabalhos de pesquisa para alcançar novos conhecimentos em uma área tão complexa. A equipe do Ambulatório vem colaborando com o desenvolvimento desse progresso através de um intenso intercâmbio científico com profissionais nacionais e estrangeiros.

Além de ser um grupo de pesquisa e educação em saúde, o AMBAN presta serviços à comunidade e à população em geral através de atendimentos pré agendados, tratamentos dos transtornos ansiosos e divulgação de material informativo técnico e científico junto ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Atividades em Ensino e Divulgação Científica

Uma linha de atuação que é considerada essencial pelo AMBAN é a formação e qualificação de profissionais, tanto para a realização de pesquisas, como para a utilização dos modernos recursos terapêuticos em Psiquiatria.

A partir de 1989 foi colocado em funcionamento o Ambulatório de Ansiedade Didático (AMBAN - Didático). Este serviço tem por objetivo oferecer treinamento, sob supervisão, para psiquiatras e outros profissionais de Saúde Mental, no tratamento de transtornos ansiosos. Já recebem treinamento no AMBAN-Didático, anualmente, cerca de 20 profissionais médicos, além de psicólogos e assistentes sociais.

Em 1997 foi criada a Liga de Ansiedade, que visa a aquisição da experiência do Ambulatório pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP, e a partir de 1999 também para os alunos da Faculdade de Medicina do ABC.
Vários componentes da equipe têm participação ativa e regular como docentes em cursos de Graduação, Residência Médica e Pós-graduação.

Com o intuito de discutir os trabalhos de pesquisa que desenvolve e promover o intercâmbio com profissionais ou pesquisadores que trabalhem em áreas afins, o AMBAN realiza semanalmente reuniões científicas abertas aos interessados no Instituto de Psiquiatria.

O Instituto tem também organizado cursos com professores nacionais e estrangeiros seminários e simpósios científicos.


Contato: 
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo 
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 
Cerqueira César – São Paulo – SP
CEP: 05403-903  

Tel.: (11) 2661-6988
www.amban.org.br

3 comentários:

  1. Tenho um amigo que ficou cego das duas vistas num acidente de trabalho, ele estava feliz por nao ter morrido, e eu com esta ansiedade tenho medo de que?

    ResponderExcluir
  2. Cada pessoa reage de uma forma diante das situações. Que bom que seu amigo se sente assim, mas acho que não vem ao caso comparar-se a ele. O que importa é como você está se sentindo e como você deve enfrentar isso. Espero que encontre aqui no blog boas ferramentas para lhe ajudar. Boa sorte, saúde, paz e coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen vc tem razao, vou pensar diferente a partir de agora, cada problema no seu devido lugar. Obrigado!!

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno