segunda-feira, 18 de março de 2013

"Males da Alma", parte 5 (anorexia, bulimia e vigorexia)

Muitas vezes, a forma como nos enxergamos no espelho não condiz com a realidade. Gostaríamos de ser mais bonitos, mais magros, mais musculosos do que de fato somos. Quando esse desejo é levado ao extremo, há uma distorção da imagem que fazemos de nós mesmos. A autoimagem distorcida é causa de transtornos como anorexia, bulimia e vigorexia

Quando a vida se resume a uma busca permanente do corpo ideal, chegou a hora de pedir ajuda.

O maior desafio é convencer quem sofre desse mal a procurar tratamento. A intervenção da família e dos amigos é absolutamente fundamental.

No penúltimo episódio de "Males da Alma", o doutor Drauzio Varella conta a história de Renata, que aos 12 anos desenvolveu um quadro bulímico que se transformou em anorexia. A jovem está em acompanhamento médico há dois anos e batalha diariamente para ingerir mais calorias.

O episódio mostra ainda a história de Vivian, que sofre de vigorexia, um transtorno que faz com que o paciente tenha pavor de emagrecer e desenvolve uma obsessão por músculos definidos. Drauzio acompanhou o primeiro passeio de Vivian com o marido e a filha depois de meses sem sair de casa por vergonha do seu próprio corpo.
(G1)

Assista


2 comentários:

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno