domingo, 24 de março de 2013

Dicas para relaxar

Independente de crenças e religiões, somos todos compostos de matéria e espírito, certo? E se para o nosso bem estar devemos cuidar do nosso corpo com atividades físicas, devemos reservar um tempinho para cuidar do nosso espírito também.Esse cuidado pode acontecer durante um momento de oração, meditação, reza, alongamento... de várias maneiras. O importante é que a gente consiga um tempo para esvaziar a mente e aliviar a tensão.

"Toda vez que passamos por uma situação estressante, muitos sintomas se manifestam fisicamente, causando incômodos, irritações e mal estar. Por isso, técnicas de respiração e concentração ajudam a controlar os sintomas da ansiedade", diz a psicóloga Adriana de Araújo, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Então aí vão algumas dicas para nos ajudar a relaxar em um minuto! Experimente! :)


1) Faça contagem regressiva olhando para cima 

Mesmo que seja bastante simples, essa técnica ajuda a relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade. "É preciso se concentrar em algo para relaxar. Fazer contagem regressiva, a partir do 60, bem devagar, vai ajudar", explica a psicóloga Adriana de Araújo. 

Além disso, olhar para cima estimula o sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento. "Tudo que fizermos para diminuir os batimentos cardíacos ajudará a controlar a ansiedade, inclusive adotar técnicas de postura e concentração", diz a psicóloga Giovanna Tessaro, de Curitiba.

2) Anote as preocupações em um caderno


Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. "Quando fazemos isso, a mente entende que as preocupações estão 'guardadas' e não devem ser resolvidas naquele momento, diminuindo a ansiedade", diz Adriana Araújo. 

Segundo a psicóloga, anotar as preocupações em um caderno também ajuda a acabar com a insônia. "Algumas vezes, muitas tarefas que não conseguimos realizar durante o dia nos impedem de relaxar e dormir. Colocar tudo no papel vai ajudar a nos livrarmos daquilo até o dia seguinte".

3) Controle a respiração por um minuto


Um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. Segundo a psicóloga Giovanna Tessaro, algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco, diminuindo a sensação de ansiedade. "Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse processo várias vezes", explica.

4) Relaxe os músculos


Outra manifestação física da ansiedade é a contração involuntária dos músculos, que causam tensão e muito desconforto. Os músculos que mais sofrem com o estresse são os do pescoço, costas e pernas. "A ansiedade, por mais que seja psicológica, se manifesta fisicamente. É comum cruzar as pernas e deixar os músculos das costas e do pescoço enrijecidos", explica Adriana Araújo.Para desfazer os nós dessas regiões, é importante fazer pequenas seções de alongamento. Aposte em movimentos circulares, realizados lentamente, com o pescoço, pulsos e tornozelos, para aliviar as tensões da musculatura.

5) Leia um gibi 


O hábito da leitura leve, como a de um gibi, é uma boa saída para relaxar em momentos de tensão. "Outras leituras mais complexas e longas podem causar muita distração, o que, após alguns minutos, faz a ansiedade e o estresse voltarem ainda mais intensos", diz Adriana Araújo. Ler uma revista ou notícias curtas de um jornal (ou o Sem Transtorno! rss) também ajuda a evitar pensamentos que trazem angústia.

6) Carregue o lanche certo

Experimente parar para fazer um lanchinho. Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse. "Alimentos bastante práticos e fáceis de transportar, como castanhas e laranja, contém selênio e vitamina C, respectivamente. Esses dois nutrientes melhoraram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade", explica a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, em São Paulo.

7) Bolinha de tênis


Caso esteja em casa, coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois, passe a massagear o ombro e toda a região próxima do pescoço, para relaxar os músculos dessa área.
A nossa bola suíça :)

Aqui em casa temos uma bolona para nos alongarmos, a bola suíça (foto à direita). Ela é uma delícia para relaxar e se exercitar também. Recomendo!

Saúde, coragem, paz!!!










Fonte: site Minha Vida - saúde, alimentação e bem-estar.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno