quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Compradores compulsivos

Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa explica os perigos da compulsão por compras

Fonte: site Mais Você


Ana Beatriz Barbosa (foto: Mais Você/TV Globo)
Sabe quando você abre o guarda-roupas lotado e constata que não tem nada para vestir? A solução é simples e prazerosa: ir às compras! Mas e quando a diversão vira uma compulsão?

Tratada muitas vezes como besteira, a compulsão por compras é uma doença chamada oniomania. O prazer do indivíduo que sofre dessa doença está no ato da compra em si.

O consumista gosta de comprar, mas consegue viver normalmente, já o comprador compulsivo vive apenas para comprar e acaba trazendo problemas para a vida pessoal e profissional.


A psiquiatra e consultora do Mais Você, Ana Beatriz Barbosa, que está lançando o livro "Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras" explicou os perigos desse problema. "O consumismo é comum e aumentou muito nos últimos anos. Mas o compulsivo é um viciado. Geralmente são mulheres. Os homens também consomem, mas são coisas que não fazem volume, como relógios. O fato é que a pessoa passa a viver para isso,  é impulsivo e tem um componente obsessivo. A ajuda para esses casos é médica e psicológica."

Todas essas mulheres encontraram ajuda em uma organização chamada Devedores Anônimos, que existe no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Ela funciona como os "Alcoólatras Anônimos": homens e mulheres se reúnem para trocar experiências e lá encontram o apoio para dar a volta por cima.

Por todo o Brasil existem outras organizações que tratam de diferentes tipos de compulsões. O importante é reconhecer a doença e procurar ajuda.


Saiba mais:
Devedores Anônimos - http://devedoresanonimos-rio.org/


Matéria sobre os Devedores Anônimos no Globo Repórter
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/09/devedores-anonimos-tratam-consumidores-obcecados-por-gastar.html


Um comentário:

  1. karen já ouviu falar no dr. Valentim gentil filho ( psiquiatra da usp). tem várias entrevistas dele na internet.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno