domingo, 7 de julho de 2013

Prolapso da Válvula Mitral e o Pânico

Assim como a maioria dos portadores de pânico, eu também procurei um cardiologista quando tive minha primeira crise.
E acabei descobrindo que tinha prolapso da válvula mitral.

O prolapso da válvula mitral (PVM) é bastante comum entre portadores de pânico. O psicólogo Marcelo Pinheiro da Silva, coordenador no Instituto de Gestalt-terapia e Atendimento Familiar (IGT), explica em seu site: "
No universo das pessoas que vivem o quadro de Síndrome do Pânico existe uma incidência muito grande de pessoas que têm PVM. Essa alteração em si não traz riscos de vida para o indivíduo, porém grande parte das pessoas que têm o prolapso descreve sensações ocasionais de alteração do ritmo cardíaco".

A explicação para essa associação entre pânico e PVM ainda não foi encontrada. Não se sabe ainda se existe alguma ligação genética entre o prolapso e o pânico, não há nenhuma prova de que o pânico leve à formação do prolapso nem de que o prolapso cause pânico.
Muitas pessoas têm prolapso sem terem pânico.

O que é o Prolapso da Válvula Mitral (PVM)


O Prolapso da Válvula Mitral é a anormalidade cardíaca valvar mais comum.

A válvula mitral liga e direciona o sangue da parte superior (átrio esquerdo) à parte inferior (ventrículo esquerdo) do coração; parece duas mãos postas que se abrem e fecham. Essas duas partes, com espessura de uma folha de papel, são chamadas de folhetos da mitral e, nos portadores do prolapso, elas se fecham de modo incompleto, deixando uma pequena passagem de sangue. 

A maioria dos portadores do prolapso mitral (97 %) não têm maior risco, enquanto que outros poucos têm leves dores no peito e palpitações variadas. Dependendo do resultado de alguns exames cardiológicos, o paciente pode precisar de acompanhamento médico periódico. Eu, por exemplo, procuro fazer esse acompanhamento por precaução.

Sintomas do prolapso da válvula mitral

Boa parte das pessoas com PVM não apresentam sintomas. Quando eles ocorrem, normalmente são:

- Dor no peito não anginosa
- Palpitações
- Cansaço aos esforços
- Falta de ar
- Tonturas
- Síncope (desmaio)
- Síndrome do pânico ou distúrbios de ansiedade
- Dormências nos membros

Mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios aeróbicos, cortar cafeína, reduzir o consumo de álcool e levar uma vida menos estressante, melhoram muito os sintomas da síndrome do prolapso mitral.

O
s pacientes com prolapso da válvula mitral, em casos selecionados, recebem antibióticos antes de algum procedimento que possam introduzir bactérias na corrente sangüinea, incluindo trabalhos dentários e cirurgias.

A princípio, não há limitações dietéticas (exceto as descritas acima) nem restrições à prática de atividade física. Porém, uma consulta com um cardiologista é essencial para se ter certeza de que o prolapso não está causando nenhuma regurgitação relevante.

É importante dizer, entretanto, que a imensa maioria dos pacientes com PVM evolui sem qualquer problema e sem necessitar de nenhum tipo de restrição nos hábitos de vida.

 

Fonte: IGT; Psiqweb; Psicosite; Globo Esporte; MD Saúde

4 comentários:

  1. Tbm tenho pvm e sinto muita ansiedade e tag. Acho que tem sim uma ligação forte entre os dois. Sofri muitos anos com isso...mas sprendi a controlar minha ansiedade e pensamentos ansiosos. O cardiologista me receitou um betabloquador para palpitação e foi o que me ajudou muito. Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho PVM e sopro,já tive vários ataques de pânico dentro do ônibus, é uma sensação horrível.Tomo medicamento beta bloqueador.

    ResponderExcluir
  3. Tenho Pvm é horrível sabe sua alta estima vai lá pra baixo .

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela iniciativa. Tambem tenho PVM, e sofri com sindrome do panico, relacionado c PVM devido às palpitaçoes ou nao. Faço tratamento c citalopran. E quando acho necessario, rivotril 0,25 mg: raramente ...graças a Deus. A ansiedade foi uma das causas iniciais desses ataques...sempre fui mto ansioso. Nosso psicologico eh tudo...nao devemos nos curvar p essas coisas. Alem do mais, o panico pode estar associado a fatos nao comprrendidos no passado, procure ver a efetiva causa, ao inves de amenizar. Deve se cortar o mal pela raiz. Desejo a todos que se curem! Nao deixem o medo abstrato obstar seus sonhos..use o consciente e todo o bem que te circunda.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de curtir a nossa página no facebook.com/semtranstorno.