segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sem Transtorno e Fernando Mineiro do GruPan

Neste final de semana tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o coordenador do GruPan (Grupo de Apoio a Portadores do Transtorno do Pânico) em Belo Horizonte (MG), Fernando Mineiro.

Fernando Mineiro é autor do livro Tenho a Síndrome do Pânico, mas ela não me tem, que há alguns anos comprei pela internet e que, desde então, tem me ajudado bastante. No livro, Fernando, que também é portador do pânico desde a adolescência, nos conta sua história com a doença - foram 35 anos em busca de diagnóstico. Além disso, dá dicas de relaxamento, de alimentação... e o mais importante: nos dá ânimo para enfrentar a doença.

Karen Terahata, Fernando Mineiro e Rosanna Talarico

"Aqui em casa não tem espaço para pensamento negativo", ele diz. "A gente tem sempre que pensar no lado bom das coisas, como a Pollyana no seu jogo do contente".

No livro
Tenho a Síndrome do Pânico, mas ela não me tem, Mineiro também estimula a criação de grupos de apoio. Devo a ele, portanto, grande parte do meu desejo em ter meu próprio grupo e poder ajudar outras pessoas. 

Hoje aposentado, Fernando Mineiro dedica seu tempo e energia aos portadores de pânico que o procuram. Explica tudo o que sabe sobre o transtorno e ensina com muita calma alguns exercícios de relaxamento, assim como a respiração diafragmática que ele já incorporou ao seu dia-a-dia e que, garante, não o deixa ter crises há cerca de sete anos.

Foi inspirador poder conhecer pessoalmente o Fernando Mineiro, conhecer o espaço do GruPan e alguns de seus frequentadores. Agradeço pela gentileza com que nos recebeu e gostaria de dizer à dona Rúbia, sua gentil esposa, que o suco de pêssego dela estava divino! :)

Ao meu lado nessa aventura estava a psicóloga Rosanna Talarico Mannarino, uma
grande incentivadora e parceira no projeto Sem Transtorno. Devo dizer que perdi uma ótima terapeuta, mas ganhei uma amiga melhor ainda!

Saúde e coragem para todos nós!!!

Obs.: Depois do encontro no GruPan, fui presenteada com uma bela surpresa do meu marido, que foi até BH para me buscar. Acabamos passando mais um dia em Minas e conhecemos a cidade histórica de Ouro Preto. Foi tudo lindo, leve! Brindamos com um delicioso capuccino no agradabilíssimo Café Cultural Ouro Preto e voltamos para casa esperançosos por dias melhores.

Sim, a vida não é perfeita, mas pode ser mais bonita e divertida! ;)


* Para comprar o livro de Fernando Mineiro, entre em contato com ele através do e-mail: fmineiro@yahoo.com.br



Um comentário:

  1. Obrigado pelo apoio, Karen, você é fantástica!
    Um abraço para você, seu esposo e para Rosana.
    Fernando Mineiro

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno