Troca. Karen posa na clínica que cedeu o espaço para os encontros Foto: Felipe Hanower |
Publicado: 17/02/14 - 6h00
RIO - Convivendo com a síndrome do pânico há 17 anos, a jornalista Karen Terahata, de 38, conseguiu melhorar sua qualidade de vida desde que passou a levar o tratamento da doença a sério, há dois anos. Neste processo, ela criou o blog Sem Transtorno, no qual passou a relatar suas experiências. Como extensão do trabalho que faz na internet, ela organiza, agora, o Grupo de Apoio a Portadores da Síndrome do Pânico e Ansiedade Generalizada.
A ideia surgiu a partir do contato com o trabalho de Fernando Mineiro, autor do livro “Tenho a síndrome do pânico, mas ela não me tem”, que coordena um grupo de apoio em Belo Horizonte.
— Há anos, buscando informações sobre pânico, encontrei o livro do Fernando, que me ajudou muito. Sempre procurei grupos de ajuda mútua como o que ele coordena. Mas, no Rio, não encontrei nada parecido. Quero trocar experiências com outras pessoas e mostrar que o pânico e os transtornos de ansiedade são doenças como quaisquer outras e podem ser encaradas de uma forma natural, não como aberrações — diz Karen.
Os encontros serão realizados no Núcleo Integrado, onde Karen faz psicoterapia. A partir de abril, eles serão realizados sempre no primeiro sábado de cada mês.
— Minha psicóloga sabia do meu interesse em criar o grupo e falou com a dona da clínica, que cedeu o espaço. Quero reforçar a aceitação das doenças. Muitas pessoas têm dificuldade de enfrentá-las; não querem tomar remédios controlados nem fazer acompanhamento psicológico. Mas, se a pessoa se cuida, pode ter uma vida normal — destaca.
Os interessados em participar das reuniões do grupo de apoio deverão enviar um e-mail para semtranstorno@gmail.com informando nome completo, idade e um telefone para contato.
Fonte: site O Globo
Link da matéria: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/barra-tem-grupo-de-ajuda-mutua-para-portadores-da-sindrome-do-panico-ansiedade-generalizada-11597033?topico=barra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno