quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Duração do Tratamento

Um dos meus maiores receios era (e ainda é) ficar dependente de remédios pro resto da vida. Mas escutei a mesma coisa de três médicos diferentes: "melhor ficar dependente de remédio e ter qualidade de vida do que não tomar remédio e passar o resto da vida sofrendo". Verdade.

Só tem uma coisa: a gente tem que tomar remédio sim, mas não só isso. Tem que cuidar da cabeça também, do espírito, as duas coisas. Não adianta só tomar remédio, assim como não adianta só fazer terapia. Tem que associá-las. Cada uma tem sua função. O remédio vai atuar na química do nosso sistema nervoso meio "desajustadinho", e a terapia vai nos ajudar a desvendar e a enfrentar as causas do problema.
Tem que ter perseverança, força de vontade. É difícil, mas tem que ter coragem prá enfrentar tanto medo.


DURAÇÃO DO TRATAMENTO

Dr. Drauzio Varella entrevista o psiquiatra Marcio Bernik (parte 5)
Drauzio – O tratamento deve ser mantido por quanto tempo?
Bernik – O tratamento deve ser mantido por seis meses no mínimo e idealmente por um ano. A melhora costuma ocorrer entre duas e quatro semanas, mas parece que as alterações biológicas demoram meses para desaparecer. Desse modo, se o tratamento for interrompido nos primeiros sinais de melhora, 80% dos pacientes vão sofrer recidiva em quatro a seis semanas.

Drauzio – O tratamento leva de duas a três semanas para começar a surtir resultados e os medicamentos dão alguns efeitos colaterais. Essas duas razões podem levar o paciente a abandonar o tratamento?
Bernik - Mesmo que o médico inspire confiança e haja ótimo relacionamento entre ele e o paciente, um a cada três abandona o tratamento porque, numa equação infeliz, os efeitos colaterais aparecem no primeiro dia e a melhora, só duas ou três semanas depois. Há ainda a agravante de que as crises de pânico pioram nas primeiras 48 horas do tratamento com remédios.

Drauzio – Há pacientes que precisam tomar remédio a vida inteira como em certos casos de depressão?
Bernik – Procuro manter meus pacientes tomando remédio pelo menos por um ano, o tempo ideal para evitar uma recidiva precoce.O pânico é mais recidivante do que a depressão. No entanto, o remédio que funcionou na primeira crise vai funcionar nas outras. De qualquer forma, é importante alertar os pacientes de que, em 80% dos casos, as crises podem voltar. Mas, se voltarem, os medicamentos serão os mesmos porque não induzem tolerância.

129 comentários:

  1. Olá pessoal do blog, tenho 17 anos e vos escrevo sob o nome fictício de James. Há poucos dias recebi o diagnóstico de "transtorno da ansiedade e síndrome do pânico". Confesso que foi um pouco impactante a notícia de que é isso que eu apresento, mas mais do que isso hoje vejo que há uma grande mistificação da doença, oras, não se vê fantasmas em corredores (eu não vejo...). Ainda não tentei contato com o mundo fora do meu quarto desde que voltei do hospital, me sinto um pouco apreensivo. Estou sendo fortemente abatido pela medicação -da síndrome e da gripe que adquiri nos corredores gélidos do hospital- que em soma seriam 6. Meu tratamento psicológico ainda não começou e eu espero ter chances de voltar aqui neste blog e compartilhar outras histórias com vocês. Obrigado, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter chance, sim!

      Excluir
    2. Boa noite pessoal!
      Eu foi diagnosticado com síndrome do pânico, comecei o tratamento esta com 3 dias com os medicamentos Moratus+Rivotril. Quando comecei essas crises eu pensei que eu iria morrer ou ficar maluco, tenho falta de ar, meu coração dispara, parece que tem alguma coisa tapando minha garganta e só consigo ficar trancado no meu quarto. Muito ruim tudo isso, mas graças a Deus eu comecei o tratamento e tenho certeza que ficarei curado logo logo.

      Excluir
    3. ola boa noite ...
      Faço o uso do mesmo medicamento a 10 meses, o medico tbm me receitou Moratus e Rivotril sublingual no caso de crises, acabei não usando o rivotril, foi uma decisão minha fiz um esforço grande e fui enfrentando as situações.E com o passar dos dias senti melhoras com o moratus, a cada dia é uma luta, faço o máximo para desviar os pensamentos acelerados e buscao estar bem com tudo ao meu redor. Tive um incentivo muito grande do meu médico em relação a alimentação e exercícios físicos isso me ajudou muito. Anônimo Tenho certeza que você ficara bem!
      Fica com Deus!

      Excluir
    4. Oi descobri a exatamente 2 dias que tenho sindrome do panico meu medico me receito moratos e rivotril se crise tomo moratus em pequenas quantidades como descrito pelo medico mais notei q apos q tomei a primeira dose comecou a me dar calafrios e coracao acelerado é normal? Queria tirar a duvida cm alguem q tome esse medicamento obrigada

      Excluir
  2. Anonimo, espero que vc esteja melhor, caso volte a visitar o blog, deixe uma mensagem dando notícias, ok?

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome e tatyana tenho 23 anos tbm tenho a sindrome do panico porem hoje ja passei da faze de fica em casa com medo..de passa mal ainda nao fiz o tratamento..tenho a 4 anos so descobri o que eu tinha ah 2 ano atras hoje ja levo uma vida quaze normal tenho muita fe em deus q quando eu fize o tratamento so irei fazer durante 6 meses espero q nao cheguei a um ano força ah todos mais um dia tudo isso vai passa hoje ja saio de casa ja vou ao mercado sozinha em fim faça exercicios fisico é muito bom...fica a dica ta

    ResponderExcluir
  4. Oi, Taty, obrigada pela sua visita. Que bom que tem conseguido controlar seu pânico, mas o que seria levar uma vida "quase normal"? Se ainda se sente mal, não hesite em procurar ajuda, heim? Cuide-se e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Karen! Vi sua reportagem no jornal da Barra de ontem e qual não foi minha surpresa ao ver que era vc, a mãe do Pedro! Eu sou a Fernanda, mãe do Gabriel Neri. Adorei o seu blog e acho que ele é de grande valia pra quem sofre com transtorno de ansiedade, como eu, por exemplo. Tive a primeira crise em 2004 e desde então eu tomo remédios e faço terapia. Claro que já parei e retornei várias vezes mas sei que faz parte e não tem jeito. Bem, o que eu queria te perguntar é o seguinte: o meu psiquiatra diz que não há problema nenhum em engravidar tomando esses remédios, que tem várias pacientes que engravidaram e seus filhos nasceram perfeitamente saudáveis. Como vc diz que sofre desde 1997 com esse transtorno, eu queria te perguntar como foi durante a gravidez do Pedro. Na gravidez do Gabriel eu parei os remédios (o médico era outro)e sofri bastante durante aqueles nove meses de ansiedade. Só que agora quero engravidar de novo mas mesmo o médico dizendo que não há problema, estou com um certo receio. Bem, espero que não demore a me responder, já que sou bastante ansiosa...rsrs
    Um beijão pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda, tudo bem? Poxa, ficamos esperando o Neri ontem no aniversário do Pedro! Foi um verdadeiro clube do Bolinha, só com os "bests" do Pedro e ele não esqueceu o Neri, claro!!! Olha só, quando eu engravidei do Pedro, tomava fluoxetina, que mais de um médico já me garantiu ser seguro inclusive durante a gestação. No entanto, o psiquiatra que me acompanhava na época sugeriu que eu interrompesse o tratamento durante os três primeiros meses de gravidez e, posteriormente, se fosse necessário a gente podia tentar alguma alternativa fitoterápica. Felizmente eu tive uma gravidez muito tranquila, sem crises de ansiedade, então não precisei recorrer a medicação. Mas se fosse necessário, hoje em dia, eu tomaria sim. Vc tem que confiar no seu médico... Digo isso, mas a minha psiquiatra sofre comigo, sou osso duro de roer, e por mais que ela me diga que eu posso tomar determinado remédio, é um "parto" conseguir me convencer! rsss Por que vc não tenta fazer como eu? Começa sem remédio e se apertar a ansiedade, parte pro plano B! Bom, espero que a gente se fale mais a partir de agora e que eu possa te ajudar de alguma forma!!! Mande muitos beijinhos pro Neri, outro grande pra vc!

    ResponderExcluir
  7. É, vamos ver como vai ser a minha gravidez dessa vez. Realmente o meu psiquiatra falou tb em trocar o remédio que eu tomo pela fluoxetina, que realmente é a que eles mais confiam. Vamos ver. Depois te conto o que ele disse. Que pena que não deu pro Biel ir no aniversário do Pedro mas tínhamos ido a um casamento no sábado e fomos dormir muito tarde, de madrugada, e ontem Gabriel estava no bagaço, nem quis sair de casa pra nada. Manda mil beijos pra ele. Ah, ele falou todo triste que o Pedro tinha saído da escola. Pra qual colégio ele foi?
    Beijão pra vc! A gente vai se falando.

    ResponderExcluir
  8. Ola, tenho 16 anos e fui diagnostiada a um pouco mais de um ano, estou fazendo o tratamento apesar de ter algumas crises e continuar muito ansiosa na maioria dos dias. Meu maior medo é de ter que tomar os remedios por muito tempo. Apesar disso voltei a rotina normal de adolescente, viajo, vou a festas mas sempre com meu remedio no bolso. Gostei muito do seu blog!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lara! Muitos de nós (eu inclusive!) temos medo da dependência do remédio. Mas te aconselho a não pensar nisso agora, preocupe-se em se sentir bem e em conseguir levar sua rotina de adolescente, que é uma delícia! ;) Eu tb sempre ando com meu remedinho no bolso. Mesmo que a gente não tome, é sempre bom saber que ele está ali, não é?! rss Volte sempre e mande notícias, ok? Muita saúde pra vc.

    ResponderExcluir
  10. Olá.... há 4 meses fui diagnosticada com sindrome do panico. E realmente, como o nome sugere é um panico mesmo. Como se de repente vc estivesse andando em seu carro e ele pifasse, no meio de uma rodovia. Esse carro é nosso corpo, e essa rodovia é nossa vida. De repente vc ´pifa, sem explicações, vai a diversos medicos e nao tem nada.... e a angustia o desespero e o medo da morte tornam-se seus aliado no decorrer dos dias. Fui diagnosticada já na segunda crise. Vinha com sintomas típicos da ansiedade, tonturas, taquicardia sensação de falta de ar, mas não me preocupei, até ter a primeira crise. Hoje estou levando uma vida 60% normal. Quero logo chegar o mais proximo possivel de ficar bem e retomar meus planos.... de ter meus filhos, principalmente. Para quem tem, basta ter paciencia e certeza que a unica coisa que temos são sintomas psiquicos, que não vamos morrer e nadaa de mal irá nos acontecer! Boa sorte a tds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito dificil mais não é impossivel luto pelos meus filhos e as pessoas que me amam

      Excluir
  11. Isso aí!!! Boa sorte no seu tratamento, continue com esse pensamento que vai dar tudo certo!!! :)

    ResponderExcluir
  12. Oláa, meu nome é Karine e tenho 17 anos.
    Percebi uns descofortos estranhos e ficava super nervosa, meu coração palitava, minhas pernas ficavam enfraquecidas..
    Resolvi conversar cm meu pai e ele setia os msm sintomas, Sindrome do Panico e ansiedade..
    Sentia poucas vezes, hj em dia sinto constantemente as vezes consigo me controlar, outras vezes não, fico muito nervosa.
    Vou passar pelo psicologo e começar a fazer atividades..
    Se tudo dê certo volto aqui para contar.. bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Karine,
    Isso aí, volte para dar notícias suas, ok? O caminho é esse mesmo, o importante é buscar ajuda e fazer suas atividades normalmente. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Há 6 meses descobri que tenho síndrome do panico. Era horrível: taquicardia, sensação de desmaio, falta de ar, medo de morrer. A psiquiatra me receitou Lexapro e desde então não sinto mais nada. No início eu andava com um rivotril no bolso, mas hj vejo q não preciso mais dele. Aos q estão iniciando o tratamento, não desistam, o tratamento é longo mas surte efeitos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que surte efeitos não queria toma-los mais hoje vejo que vou ter que tomar remedios as vezes to bem e outras to ruim

      Excluir
  15. Oi, Sheila, muito obrigada pelo seu depoimento, excelente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meu nome é Monique tenho 26 anos e o neurologista me diagnosticou com sindrome do panico.
      Nas ultimas semanas senti uma pressao na cabeca insistente,co,ecei a ficar com medo de ter algo na cabeca,ouvindo uns e outros meu quadro foi piorando pois as pessoas so me falavam em coisas ruins,meu problema foi se agravando passei a ter formigamento na cabeca queimacao mal estar falta de apetite,insonia ja nao estava tendo vida mais pensava que estava com alguma doenca grave em minha cabeca,eu estava definhando com medo da morte,mas ai proucurei um neurocirurgiao comecei a falar com ele do que eu tinha,e ele logo me diagnosticou com sindrome do panico, receitou remedios um para tomar a noite e outro pela manha,perguntei ao meu neuro se era preciso fazer uma tomografia, e ele disse que nao era preciso pois eu nao tinha dada de grave,tive um alivio momentaneo,maa como sou ansiosa fiquei doida p fazer a tomografia,mas preferi fazer as medicacoes direitinho e ver resultados,vcs acham que esses sao os sintomas mesmo ,pelo que meu neuro diagnosticou.

      Excluir
  16. Oi Tenho 24 anos e á cerca de 3 meses me desencadeou a S.P e todos os dias sinto mal estar, ou a crise principalmente qndo fico sozinha ou qndo tenho q sair de casa, isso é uma escravidão acho q é já a agorafobia estou tomando ansitec p ansiedade, mirtazapina p dormir, durmo a noite toda e o s.O.S alprazolam ñ estou vendo tanta evolução agora sei q tb falta atividade fisica e o espiritual neh....Juntou tudo separação, ultimo semestre na faculdade e filho pequeno de 3 anos...Só DEUS QUERO SER EU DE VOLTA, fico assustada qndo vejo pessoas que estão á anos com a S.P não quero conviver com isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria que você tivesse acompanhamento psicológico também. Mas não desista do tratamento e não tenha medo de conviver com o pânico pelo resto da vida. É uma doença como outra qualquer, que precisa de remédio, de tratamento. Boa sorte e mande notícias. Abraços.

      Excluir
  17. Olá tenho essa síndrome do pânico e meu médico mim receitou um medicamento chamado velija. Queria saber se realmente esse medicamento faz efeito pois não estou mtu confiante. Agradeço pela ajuda. Bruno mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, em primeiro lugar, você precisa confiar no seu médico. Diga tudo para ele, se não estiver se sentindo bem com a medicação, existem várias outras que vocês podem tentar. No início o remédio pode até piorar os sintomas, por isso é importante que você tenha persistência, viu? Não desista do tratamento. Grande abraço.

      Excluir
  18. Tenho SP desde 2005, mas apenas em 2011 consegui um tratamento q vi resultado. Estava há um ano sem sentir nada, apenas tomava 1 mg de alprazolam. Iniciei a retirada da medicação aos poucos, mas para minha surpresa há 3 dias tudo voltou. Embora os médicos digam q a crise é passageira e nós sabemos q sim, mas eu qdo tenho taquicardia minha pressão imediatamente sobe , já tendo chegado a 17/10 como ñ ser um perigo? Ou nesta da pressão subir eu estou isolada? E é pq tomo o remédio para a PA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo,
      Já ouvi relatos de pessoas que têm a pressão arterial elevada quando passam por crises. Para sua maior tranquilidade, recomendaria que você procurasse um cardiologista e pedisse orientações sobre como você deve agir nesses momentos. Você é hipertensa? Toma remédio para pressão? Desculpe, mas não compreendi. Abraços!

      Excluir
  19. Oi meu nome é wanderléia tenho 21anos,gostaria que me ajudacem ,meu marido esta sofrendo de simdrome de ansiedade e ele tem varia crises ao dia, nao sei o que fazer estou muito preocupada com ele, nao consigo ficar tranquila quando o vejo tendo crises ele esta tomando Moratus cloridrato de paroxetina e nao.estou vendo resultado me ajudem por favor o que eu faço quando a crise dele vier bjs espero respostas

    ResponderExcluir
  20. Wanderléia, existem várias medicações que podem ser usadas em caso de transtornos de ansiedade. Aconselho você a procurar um médico para que ele possa avaliar uma possível troca na medicação que seu marido está tomando. Fique calma, ele precisa do seu apoio e coragem. Isso vai passar, é só uma questão de tempo para acertar a medicação e ajustar a dosagem ideal para ele.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado pelo apoio quando eu tiver duvidas voltarei ao seu blog ele ira ao psquiatra nessa quarta espero que tudo se resolva um abraço e muito obrigado.... Se vc tiver facebook me passa o seu vai ser um prazer teclar com vc muito obrigado

    ResponderExcluir
  22. Olá Karen, parabéns pelo blog, muito bacana e achei pesquisando no google, claro que não foi por acaso, acredito que nada é por acaso......Me chamo Cristiane, completo 42 anos no próximo dia 27.11, sou casada, 2 filhos maravilhosos, Karina de 18 anos e Otavio de 16........tenho a síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade, que deve ser a mesma coisa......acredito que já estava sofrendo a muito tempo, devido a dificuldades que fui tendo de lidar com acontecimentos da minha vida, como perdas, distanciamento da família por morar em outro estado, medos que foram surgindo em relação à segurança dos filhos, enfim, foram se somando e causando muito sofrimento não só emocional como físico, mas eu não sabia o que era, apenas sofria muito e achava que ia morrer e que ia ficar louca.........então, em 2011, após uma perda na família, por uma doença triste como o câncer, diagnosticado em 2009, minhas crises foram fortes demais e então recebi o diagnóstico.......tomei vários medicamentos ao longo desses dois anos, pois tive várias reações desagradáveis e o menos pior para mim foi o escitalopram, mas nunca me conformei em tomar esses medicamentos pelo resto da vida, principalmente porque para mim, eles não melhoraram tanto assim a minha qualidade de vida, pois sempre tenho comigo uma tontura que não passa, nem com o remédio........pra tentar resumir, no início deste mês, me mudei pra cidade da minha mãe e parei com os medicamentos desde agosto.....estou conseguindo lhe dar com a ansiedade, cuidando da respiração e autocontrole, mas tem momentos que fica difícil como agora por exemplo........não gostaria de viver o resto da minha vida nessa luta, nem ter que voltar com o remédio, mas sei que depende de mim encontrar o ponto de equilíbrio......tenho muitas questões pra resolver, espero conseguir......desculpe pelo livro, mas obrigada pela oportunidade de me expressar, pois as pessoas a minha volta tem dificuldade para compreender o que eu sinto.....fico impressionada com o número de pessoas no mundo que estão tendo essa síndrome e peço a Deus olhe por todos nós, pois não está sendo fácil viver...........Deus a abençõe! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane eu tbm sofro disso e gostaria de entrar em contato com pessoas q infelizmente sofrem disso se possível me add no face Ale Hennerich e meu email é alehenerich@hotmail.com. se vc quiser trocar experiencias contar como esta e oque acontece me add, ou mesmo alguém que sofra disso preciso conversar com alguém q tenha isso .

      Excluir
    2. Christiane, espero que esteja bem. Mande notícias!
      Abraços.

      Excluir
  23. Oi tenho essa porcaria de sindrome do pânico estou sofrendo muito, estou de atestado medico a 30 dias, so q ja estou desanimada pq nao estou vendo melhora alguma, tomo medicamento, li o livro q meu psiquiatra mandou eu ler, faço exercícios físicos(não diariamente) e comecei fazer seções de terapia comportamental com minha psicologa, mas o resultado esta sendo o mínimo, tenho medo de sair de casa, de receber visitas e estou tendo crises repetitivamente por favor me derem uma dica doq devo fazer, e se tem melhora quanto tempo sera q leva p ver um resultado satisfatório..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, no início é assim mesmo, é preciso ter paciência. Siga em frente com o seu tratamento, você vai se sentir muito melhor, pode apostar!

      Excluir
  24. Oi Karen, gostaria de abusar um pouco dos seus conhecimentos. Bom desde já quero agradecê-la, pelo esclarecimento de algumas dúvidas. Neste tipo de transtorno há chances de cura? Ou, fazendo uma analogia ao diabetes tem apenas a chance de controle?... É possível ter uma rotina afetiva e trabalhar normalmente?.. Estou sentindo alguns sintomas e estou muito assustada com isto, tendo em vista que sempre fui o tipo de pessoa relaxada e desencanada bem como a alegria das festas... e de repente veio essa ansiedade insuportável.. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Louíse, tudo bem? Olha, eu não sei se existe cura. Acho mais provável que exista o controle, como o diabetes sim. O que vc tem sentido?

      Excluir
  25. Olá pessoal!
    Enfrento crises d ansiedade há mais de 5 anos, alternando entre bons momentos e momentos em que preciso buscar ajuda. Realizo terapia há cerca de 3 anos, também. Já tomei medicação, porém hoje não faço uso. O fato é que minha psicóloga é contra a medicação, acredita que ela "mascara" os problemas. Sempre que estou me sentindo desconfortável e comentou sobre possíveis idas a psiquiatra, ela faz menção contra. O que vocês pensam a respeito? Acham que a medicação "maquia" os problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tratando de um Transtorno de Ansiedade e depressão moderada há 10 meses. Até chegar ao diagnóstico passei por vários médicos, e inclusive fiz terapia cognitiva-comportamental com uma Psicóloga para tentar controlar a ansiedade, e que teve pouco efeito no meu caso. Após muito sofrimento, acabei por me render e procurei um Psiquiatra que me receitou amitriplina na dosagem de 50mg, mantida até então, medicação que me devolveu a qualidade de vida. Em relação a sua pergunta penso que se a sua ansiedade tem origem em uma disfunção química no cérebro, a medicação é necessária sim, podendo ser aliada da terapia com a Psicóloga. Assim se vc está sofrendo, já que não está obtendo melhora somente com a terapia, seria bom que vc procurasse um Psiquiatra que avaliará seu caso e indicará a melhor medicação para você. O que não pode é vc perpetuar sofrimento, lembrando que os distúrbios de ansiedade além do sofrimento psíquico podem acarretar vários outros problemas para sua saúde, tais como hipertensão, infarto, etc.

      Excluir
    2. Oi, Anônimo,
      Nosso amigo Anônimo do dia 12 de fevereiro já lhe respondeu corretamente, eu diria exatamente o mesmo! ;)
      Mande notícias, ok?
      Abraços, saúde e paz.

      Excluir
  26. Olá, estou tomando medicação há um ano e meio, mudei várias vezes de remédio. Acredito que os medicamentos são importantes, mas terapia, atividades físicas, um grupo, enfim tudo que nos faça bem, também tem a sua importância. Nós somos mente, corpo e espírito, assim precisamos de um pouco de cada. Faço terapia, mas mesmo assim está muito difícil melhorar os sintomas, as crises, humor. Karen adorei este blog. bjs a todos. Quem quiser me adicionar no face: rita_osti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! Muito obrigada pela sua mensagem.
      Sim, não é fácil mesmo enfrentar tudo isso, mas é necessário seguir com o tratamento. Terapia, medicação... se não estiver boa, fale com o seu médico e troque mesmo. E não esqueça do lazer! :)
      Abração.
      Karen

      Excluir
  27. Fui diagnosticada com transtorno de ansiedade, ja estou na 3ª caixa de remédio, tomo o RECONTER, foi muito bom pra mim, eu tive algumas crises de fobia, e na época em que tive tudo isso, eu estava com o hormônio da tireoide totalmente descontrolado, estou tratando com endócrino e com psiquiatra. Sinto muita canseira, dores nos ossos, peso nas pernas e braços, mas pesquisei e vi que tanto depressão, quanto desordem na tireoide dão esses sintomas. Uma coisa que ainda acho estranho, que quando ouço algo que me preocupa, sobre um calor nos braços, pescoço, e vai até a nuca, o que será isso? Ah meu e-mail é bebeca_dalava@yahoo.com.br se alguém quiser comentar algo fique a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Isso" é uma reação do corpo à ansiedade que as notícias que te preocupam causam. Tb sinto isso às vezes.
      Fico feliz que esteja tendo acompanhamento médico, se puder procurar um psicólogo tb seria bacana.
      Grande abraço, saúde e coragem!

      Excluir
  28. No início de 2011 comecei a ter taquicardia e procurei um cardiologista. Todos exames foram feitos e tudo normal, pensei então ser estresse visto que vinha passando um momento de imensa pressão no meu trabalho. Os meses foram passando e no final daquele ano comecei a senti dor em queimação em determinadas partes do corpo, e mais uma vez médicos e mais e mais exames, e nada diagnosticado. Já no início de 2012 comecei a sentir fadiga, uma baixa de energia, ansiedade e insônia, até que um médico me questionou a respeito do meu nível de estresse, e assim me receitou amitriptilina 25mg. Tomei por 5 meses e tive uma melhora de 100% dos sintomas acima relatados, e como havia melhorado iniciei a descontinuação da medicação cessando o uso em outubro/2012, resultado: após poucos meses voltou a insônia, a ansiedade, a fadiga a irritabilidade. Não querendo mais tomar medicação, procurei uma psicóloga em outubro/2013 e fiz terapia cognitiva-comportamental (12 sessões) para tentar controlar a ansiedade, tendo um efeito relativo, visto que continuava tendo insônia. Terminada a terapia, em fevereiro/2013 retornou os sintomas de ansiedade e insônia, agravada ainda por problemas de memória, passava noites sem dormir o que começou a acarretar prejuízos no meu trabalho, visto que sou advogado, e por lidar diariamente com os mais variados problemas não tinha mais energia para o trabalho. Preocupado, procurei um psiquiatra em março de 2013 e voltei a tomar a medicação - amitriptilina 50mg, medicação está que continuo tomando até hoje, e me devolveu o sono e controlou a ansiedade e os demais sintomas, me proporcionando bem estar. O Psiquiatra me deu o diagnóstico de transtorno de ansiedade mesclada com depressão moderada, me recomendando continuar a tomar a medicação, e hoje estou com 10 meses de medicação me sentindo bem melhor. Venho investindo em atividade física diária (caminhadas e hidroginástica) , dando mais atenção à alimentação, e semana passada iniciei sessões de acupuntura para ajudar no controle da ansiedade e depressão. Digo a vcs que estes últimos dois anos foram barra para mim, visto que até chegar o diagnóstico a gente sofre muito, eu especialmente fiquei apavorado pois sou casado e tenho uma esposa e uma filha de 6 aninhos maravilhosas, e tinha medo de não conseguir superar está doença, mas com a graça de Deus hoje estou muito melhor. Como tenho na família casos de depressão/transtorno de ansiedade (minha mãe e meus dois únicos tios já tratam há mais de 2 anos), além de um irmão com esquizofrenia, penso que há um componente genético envolvido no meu caso, ou seja uma pré-disposição. O psiquiatra me explicou que quem tem disposição para depressão/transtorno de ansiedade tem a doença adomercida, e qualquer fato externo pode acordar esta doença fazendo-a se manifestar, e no meu caso tenho certeza que foi o estresse no trabalho. Assim , com muita confiança em Deus, vou tomar a medicação até quando o médico determinar, visto que não quero mais passar pelo que enfrentei. Aconselho a todos que estão passando por depressão, transtorno de ansiedade ou síndrome do pânico que não deixe de procurar ajuda de um psiquiatra, não permaneça no sofrimento, e se tiver que tomar medicação tome pelo tempo que for necessário, e tenha fé em Deus que tudo irá melhorar, sempre buscando também auxílio na atividade física, na religião e outras formas de terapia para complementar o tratamento medicamentoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu depoimento!!!! Vou compartilhar com todos na página do facebook, ok? Grande abraço, muita saúde para você e sua família! Beijinho pra filhota. ;)

      Excluir
    2. Ótimo depoimento! Que bom que vc procurou ajuda, toma seus medicamentos, se exercita, e cuida da parte espiritual! Eu sei o que vc passou e te digo, se existem remédios que podem nos ajudar a viver bem, então vamos tomá-los!!

      Excluir
  29. Olá a todos, sou portador de Síndrome do Pânico há 6 anos, com TAG e Depressão. Acredito pela terapia que faço há 4 anos que comecei a ter por um somatório de problemas na minha vida, começando por problemas no meu trabalho (sofri com assédio moral e por me colocarem em atividades com muita pressão por resultados), depois foi por um acidente automobilístico com meu pai em 2005, vitimando de forma brutal na praia do arpoador, onde ainda tenho que cuidar de processos judiciais, desavenças de família e enfim, problemas da vida, que infelizmente não tive a resistência necessária pra suportar tudo isso, em 2008 tive várias crises de pânico imaginando ser problemas de ordem cardíaca, pois sou hipertenso e tenho arritmia cardíaca. Comecei tomando citalpram 20mg e alprazolam, que era fundamental para evitar novas crises, porém ficava grogue e sonolento durante o dia, tirei licença do trabalho desde então, tentei voltar por 2 vezes mais nao consegui suportar a pressao do trabalho, daí mudei para o Lexapro 15mg, melhorei um pouco, mais depois me deram Aristab, lamitor e Donaren para dormir, pois durmo mal e pouco. Alguém saberia me dizer se o INSS aposenta com esse quadro ou é quase impossível? Como tenho 46 anos, acredito que nao, e terei de voltar a trabalhar ainda com TAG e deprimido. Agradeço a todos pela atenção e fiquem com Deus, pois só ele é que pode resolver todos os problemas. meu e-mail é msmoniz10@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, msmon. O ideal seria que você consultasse um profissional da área, um advogado trabalhista, talvez. Me parece que a possibilidade de aposentadoria por esse motivo é remota...
      De qualquer forma, siga firme na sua terapia e não abandone os remédios sem conhecimento do seu médico. Com o tratamento você vai se sentir melhor, acho que é questão de acertar sua medicação. Abraços.

      Excluir
    2. Olá msmom. Sou o anônimo de 10 de fevereiro, e como advogado entendo que se você estiver realmente incapacitado para o trabalho em função da síndrome do pânico e TAG, peça ao seu psiquiatra um relatório médico detalhado da sua condição de saúde atual e proceda a entrada do pedido de auxílio-doença junto ao INSS, apresentando o referido relatório médico (ver os procedimentos no "site" do INSS). Será agendada uma perícia com médico do INSS para você, e se ele entender que vc não tem condições de trabalhar, poderá assim ser afastado com o gozo do auxílio-doença. É certo que a tendência do INSS é negar o afastamento em casos de transtornos mentais, mas não custa nada tentar, pois cada caso é um caso. Se o INSS negar administrativamente o seu pedido, vc poderá procurar um advogado e ingressar com uma ação judicial na Justiça Federal contra o INSS, assim o Juiz irá nomear um perito oficial da Justiça que fará a avaliação de sua condição de saúde mental e possível incapacidade para o trabalho. Se vc não tiver recursos para pagar um advogado particular, procure a Defensoria Pública de sua cidade que poderá ajuizar a ação judicial sem custos para vc. Na prática já vi um caso absurdo em que o INSS negou o auxílio-doença para uma profissional da área de enfermagem, que se encontrava com depressão de natureza grave, com desmaios constantes no serviço em função da doença, e com a capacidade cognitiva prejudicada. Neste caso, como o INSS negou o afastamento, ela procurou um advogado que ingressou com uma ação judicial, sendo nomeado um perito médico pelo Juiz, que na avaliação pericial entendeu que ela não tinha as mínimas condições para o trabalho. Com base no laudo do referido perito, o Juiz determinou ao INSS que concedesse o afastamento dela com recebimento do auxílio-doença, até a recuperação das condições mínimas para o retorno ao trabalho. É revoltante a postura do INSS frente às doenças ocupacionais incapacitantes, principalmente os transtornos mentais, já que segundo a OMS até 2020 a depressão e outros transtornos mentais ocuparão o segundo lugar entre as doenças incapacitantes para o trabalho, e me parece que o INSS está completamente fora de sintonia com a realidade atual.Espero ter ajudado. Abraço e não desista do tratamento, pois também tenho TAG, e com o uso contínuo da medicação estou com os sintomas controlados, tendo recuperado meu sono que havia perdido por mais de 6 meses seguidos em decorrência das crises de ansiedade.

      Excluir
    3. Muito obrigada pela sua resposta. Gostaria de acrescentar que eu consegui afastamento do trabalho por dois meses exatamente desta forma: laudo médico e perícia no INSS. No entanto a pergunta foi se seria possível conseguir a aposentaria. Você saberia responder a essa pergunta? Muito obrigada mais uma vez, abraços e saúde para todos nós!

      Excluir
  30. Olá!
    Como descobrir se a causa da ansiedade extrema é por causa de um desequilíbrio químico ou se é emocional?
    Outra pergunta: é possível vencer a Síndrome do Pânico SEM medicamentos, mesmo sem saber se temos ou não um distúrbio químico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Geralmente os transtornos de ansiedade são causados por uma predisposição genética e um fator desencadeante.
      Quanto a vencer o pânico sem remédios, não acho impossível, mas acho desnecessário passar por tanto sofrimento com os sintomas se existe medicação para aliviá-los. Já tive muita resistência para tomar remédios, mas hoje entendo que minha vida é bem melhor com eles e não questiono mais! ;) Abraços!

      Excluir
  31. BOA NOITE ESTOU TOMANDO O VELIJA 30MG ESTOU SENTINDO MINHA ORELHA E EM TORNO DELA TIPO ADORMECIDO E SENTINDO COMO ESTIVESSE COM UM ¨NÓ¨ NA GARGANTA, É NORMAL? DESDE JÁ MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando sofremos com a ansiedade patológica, temos muitas sensações desse tipo. Formigamentos, "nós na garganta", pressão no peito, falta de ar... de qualquer forma, é sempre bom ouvir a opinião do médico. Não deixe de conversar com o seu!
      Abraços!

      Excluir
  32. Oi karem, eu tomava velija 90mg não estava dando certo por causa da constipação, meu médico mudou para pristic, so que diminui a dosagem de 90mg para 30mg para iniciar com a nova medicação. Mas quando reduzi a dosagem do velija passei a sentir muitas reações liguei para o médico e ele disse que era da medicação, só que me apareceu também uns penicoes no caorpo inteiro e nao tive mais como falar com meu medico. Será que isso pode ser um efeito da transição da medicação? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, GMaria,
      Não sei há quanto tempo você está tomando o Pristiq, mas no início do tratamento é comum que tenhamos alguns efeitos colaterais. É importante que seu médico a reavalie para que possa decidir se mantém a medicação, se mexe na dosagem ou se tenta outra medicação. Atualmente, existem várias opções disponíveis. Boa sorte, dê notícias.

      Excluir
    2. oi Karen, tudo bem?
      gostaria de saber quais efeitos colaterais vc sentiu quando começou a tomar pristiq...
      Estou tomando a quase 20 dias e me sinto muito ansioso, pior que quando comecei o tratamento pra ansiedade.

      Excluir
  33. Olá fui diagnosticada com transtorno de pânico e depressão a quese 2meses e estou tomando a sertralina e rivotril pra dormir,alguns sintomas desapareceram mais ainda sento muita dor de cabeça ,alguém usa e pode me responder se e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que esse tipo de dúvida seja tirada com o seu médico. Sabemos que alguns sintomas podem persistir por mais tempo, assim como existem vários efeitos colaterais, mas somente um médico poderá fazer uma avaliação segura.
      Depois, venha nos contar o que foi que ele disse, ok?
      Abraços, e boa sorte.

      Excluir
  34. Olá,
    Tenho 30 anos e há 2 anos tive depressão após o parto – não a depressão pós parto propriamente dita, aquela que se recusa o bebê – no meu caso fiquei muito insegura, pois tive muita ansiedade e expectativas durante a gravidez, e quando meu bebê nasceu eu não tive leite, então entrei em depressão por medo do meu bebê não gostar de mim. Na época conversei com o meu obstetra que receitou 3 meses de fluoxetina e que eu procurasse ajuda se não melhorasse. Não melhorei, pois parei com a medicação de repente, tive alguma recaídas, superei e não procurei ajuda. Tive uns 4 meses maravilhosos... sem ansiedade, angustias, sono tranquilo... fiquei ótima!!! Pensei: “Estou curada”. Meses depois fiquei muuuito ansiosa... sem dormir... parecia um zumbi, muito nervosa, perdia o controle. Resolvi procurar um psiquiatra que receitou levija e quetros por dois meses + psicoterapia. Tenho muito receio sobre terapia, pois não sei como essa pessoa pode me ajudar. Eu sei que encano com coisas que não tem relevância na minha vida, por exemplo, um comentário idiota que alguém faz, mas fico mal. Sei que o comentário é idiota e que não vai me atrapalhar em nada, então fico mal. Então não sei se a saída é ficar com os medicamentos para sempre... sei que é ruim tomar remédios o resto da vida, mas é melhor ser feliz tomando o remédio, do que sofrer (li isso em alguma parte do blog, e achei o máximo!). Também quero engravidar novamente... alguém sabe se esse remédio alterar a fertilidade? Alguém tem uma indicação de livro de auto ajuda que fale sobre ansiedade? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém respondeu...snif! Snif!

      Excluir
    2. Olá, tudo bem?
      Bom, os temores com relação ao uso de remédios e à terapia são comuns. Eu mesma tinha muito receio. Mas, como você já leu no blog, minha posição é totalmente a favor do uso desses dois recursos para enfrentar o pânico e outros transtornos de ansiedade. Ou seja, sugiro que procure um psicólogo sim. A terapia vai lhe fazer bem. E a fluoxetina, dizem, é uma medicação segura mesmo durante a gravidez (após os três meses inciais da gestação). Quanto ao livro, recomendo o Mentes Ansiosas, da Ana Beatriz Barbosa Silva, e o "Tenho a síndrome do pânico, mas ela não me tem", de Fernando Mineiro.
      Um grande abraço, boa sorte!

      Excluir
  35. BOM DIA MEU NOME É PEDRO E SOFRO DE SINDROME DO PANICO E ANSIEDADE A 4 ANOS, ATÉ HOJE NÃO ENCONTREI UM REMÉDIO QUE ME FAÇA SE SENTIR BEM POR INTEIRO, NÃO SEI SE É NORMAL , MAIS PASSO TODOS OS DIAS RUINS , TODOS OS DIAS COM TONTUTURA, BOCA SECA, SUORES NOTURNOS, MEDO DE DOENCA TEMPO TODO, NÃO DEIXO MAIS DE FAZER NADA POR ISSO, LEVO A VIDA NORMALMENTE, FAZEM 2 SEMANA QUE COMECEI A TOMAR VELIJA, SINTO UM POUCO DE MELHORA MAIS LONGE DE ESTAR BEM, É NORMAL ACORDAR E PASSAR O DIA TODO PASSANDO MAL?
    OBRIGADO E UM ÓTIMO DIA A TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro, tudo bem? Acredito que tomando a medicação correta, de maneira correta, você não deveria estar com esses sintomas não. Você está sendo acompanhado por um psiquiatra? Faz terapia?

      Excluir
  36. Olá, tudo bem! Nem sei por onde começar. Tenho 34 anos, sou mãe de 2 crianças lindas. Eu acho que venho sofrendo disso desde os meus 13/14 anos. Na escola e na faculdade tive muitos problemas e/ou dificuldades nas apresentações de trabalho na turma. O TERROR de falar em público me desencadeava e ainda desencadeia crises de pânico incontroláveis, que a minha voz fica trémula, tenho taquicardia, medo de ser julgada pelos outros, medo de morte. São sintomas tão terríveis, que eu me sinto muito culpada por tudo.
    Só hoje, por mim mesma, cheguei à conclusão que sofro de transtorno de pânico através das pesquisas que fiz na Internet. Eu quero, eu PRECISO me curar. Não consigo mais viver dessa forma. Não consegui finalizar a minha Licenciatura pelo terror da apresentação da Tese. Estou agora tomando consciência que só consultando um psicólogo poderei recomeçar a minha vida. Quero te parabenizar pelo teu blog, pois ele me deu a motivação que eu precisava. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, muito obrigada por deixar seu depoimento. Pelo o que você contou, acho que você pode ter fobia social com crises de pânico, mas é importante que procure um médico psiquiatra para ter um diagnóstico correto. É totalmente possível tratar esse temor, falo de carteirinha! :)
      Agradeço pelas suas palavras e fico feliz por tê-la ajudado. Boa sorte e mande notícias, por favor.

      Excluir
  37. Respostas
    1. Diná, a ansiedade provoca sim rigidez muscular. Lembro que costumava ter meus ombros sempre duros como pedra!

      Excluir
  38. Boa Noite escrevo pq dei credibilidade ao blog. Estou em crise talvez a pior de tds. Hoje com 39 anos e com diagnóstico de Pânico desde os 22. Persisti por terapia por 5 anos sem uso de medicamentos e aos 28 já não aguentava tanto sofrimento e senti a necessidade da ajuda de um psiquiatra. Faço uso de há 11 anos e nesse período tomei Fluoxetina por anos e depois desse período Sertralina sempre acompanhado de Lexotan. Mas os anos se passaram e hoje completo 5 dias de uso do Velija acompanhado com Rivotril. Estou me sentindo como previsto nos efeitos colaterais da bula, mas tenho notado uma angústia, choro,depremita e vazio com alteração de humor. Como faz somente 5 dias de uso quero saber sua opinião nesse caso. Estou assustada mas a procura do melhor.Ficarei satisfeita em receber uma resposra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pela confiança no meu trabalho. Como você mesma disse, é esperada uma piora dos sintomas no início do tratamento, além de alguns efeitos colaterais. A medicação pode levar em torno de três semanas para começar a fazer efeito. De qualquer forma, se você estiver se sentindo muito desconfortável, o ideal é que mantenha seu médico informado.
      Seu médico decidiu mudar sua medicação por algum motivo específico? Você estava tendo sintomas com a fluoxetina?
      Fique tranquila, você vai ficar bem.

      Excluir
  39. Ola Karen, achei seu blog em minhas pesquisas malucas por ajuda em relação aos meus sintomas. Achei muito boa a iniciativa, parabéns.
    Mas então, eu vi tantas pessoas deixando seus comentários aqui, e decidi desabafar também.
    Tenho 20 anos e nunca me considerei uma pessoa muiiito normal. Desde criança sempre tive falta de concentração, fico preocupado demais com qualquer coisa, sou muito desanimado e tenho pouca vontade de fazer as coisas. Eu sou timido e tenho dificuldade de interagir com pessoas fora do meu pequeno ciclo social, fato é que ainda não tenho experiência profissional embora eu já seja formado em um técnico. No início do ano eu comecei sentir umas dores no torax e fui ao cardio. Me pediu teste ergometrico e holter. Fiz e ele constatou que tenho arritimias supraventriculares e que meus batimentos estão subiram na esteira. Ele me recomendou apenas caminhada. Meses depois ganhei um intercambio da minha escola por bom rendimento e tive que dar uma interrompida nas consultas com o cardio. Um dia antes de viajar fui ao um clinico, pra saber se tava tudo bem. Ele constatou as arritimias. Fiquei preocupado, pois uma das minhas manias é alimentar minha mente de maus pensamentos. Ja na viagem eu comecei a sentir de tudo. As vezes meu coração batia forte ou sentia um gelo no peito, coisa de segundos. Isso me desencadeou pensamentos iguais aos do pânico. Medo de morrer a todo momento que sentia isso. Entrar em ligares fechados me davam uma sensação louca, gelo no corpo todo, maos e rosto dormentes. Fui ao medico la no pais em que estava. Fiz eco, radio-x e exame de sangue que nada de grave constataram. A sensação de gelo no torax comecou mesmo só uns dias antes de voltar. Mas enfim, tudo isso passou quando voltei pro Brasil. Menos o tal gelo que só durava alguns segundos, ficando apenas mais raros.
    Porem a dois dias tudo caiu sobre minha cabeça, derrepente, apos o jantar eu comecei a sentir uma sensação estranha no corpo todo, coração batendo rápido e muito medo de morrer. Minha pressão subiu pra ajudar. Não melhorava e fui ao medico, outro eletro que não deu nada. Tomei Diazepam em soro e fiquei bem, mas ainda temeroso.Depois de uma noite mal dormida, no outro dia acordei ruim novamente e fui ao psicólogo. Ele constatou que tenho TAG. Eu não fiquei muito triste, sabia que ali, descobrindo o que eu tenho, tudo poderia mudar. Meus remédios são o Escitalopram 10mg e Clonazepam 0,5mg. Comecei a toma-los ontem. Ainda não vi nada de melhora, continuo com pensamentos negativos e agora coloquei na cabeça que essas sensações são minha pressão subindo, meu olho apareceu com uma mancha vermelha, coloquei na cabeça que e a pressão.
    Eu não quero ficar mais doido do que ja sou, quero que esses pensamentos e sensaçoes parem, quero encontrar um emprego. Quero ser feliz embora eu ja devesse ser.

    PS1: Nem dos médicos disseram que tenho problemas com pressão.

    PS2: Comentei das tais arritimias com o psicólogo e ele quebrou minhas pernas dizendo que é evidente tudo ter a ver com minha ansiedade demoniaca, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, por favor, se tiver alguma opinião sobre meu caso eu ficaria muito grato em ouvi-la. :)

      Excluir
    2. Oi, Lucas, tudo bem? Olha, os remédios para ansiedade costumam levar um tempinho pra fazerem efeito. Pode levar até um mês. E os sintomas podem piorar no início, por isso muitas pessoas desistem do tratamento. Mas se posso te dar um conselho é que não desista, siga firme, ainda é muito cedo para você sentir os benefícios da medicação. Seria ótimo se você pudesse fazer terapia também, ela ajuda muito nesse enfrentamento a esses pensamentos negativos. Você já pensou nisso?
      Se tiver facebook, convido você a participar do nosso grupo:
      www.facebook.com/groups/semtranstorno
      Lá você vai encontrar outras pessoas que sentem o mesmo que você, e eu, e que poderão te confortar se você tiver sintomas. Mas fique tranquilo que isso tudo vai passar, viu? Tenha força, paciência e coragem.

      Excluir
  40. Obrigado pela atenção Karen, me deixou muito feliz. Eu quero muito entrar no grupo do Facebook, embora pesquisar sobre os sintomas que sinto, sobre medicamentos e tudo mais, só me deixa pior e mais confuso. Mas eu quero conversar com as pessoas do grupo, era tudo que eu queria.
    Só uma dúvida, depois da crise que me fez ir ao psicólogo ou pelos remédios, não sei...mas todas as manhãs eu sinto essa sensação ruim com força total. Me deixa muito pra baixo isso. Outra coisa esquisita é que quando eu bocejo, sinto meu coração bater diferente e isso começou agora também. Você, já viu isso alguma vez?.

    Agradeço qualquer atenção, você é 10.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, faço questão de acompanhar as postagens e comentários de perto, justamente para evitar comportamentos alardeadores, que só nos assustam ainda mais ao invés de ajudar. Vi que você já está participando, que bom. Espero que o ajude a superar esses sintomas. Você já viu que essa palpitação junto com o bocejo é comum por lá, né? ;)
      Saúde e paz para nós.

      Excluir
  41. Olá, lendo os relatos constante nesse blog, senti, também, vontade de contar o meu caso. Há uns 3 meses atrás, em uma viajem começei a passar mal, tive que desviar meu trajeto para poder ir ao hospital. Sentia uma enorme falta de ar e aceleramento no coração, ou melhor dizendo "taquicardia", sensação de sufocamento, pensei que iria morrer naquele momento. Chegando no hospital me receitaram um anti-alérgico, por conta de suspeitarem que poderia ser uma crise alérgica, acabei sentindo uma melhora, o que foi momentânea.Desde esse dia não consigo mais viajar de ônibus, quando entro em um ônibus sinto uma sensação muito forte de sufocamento, o que com o tempo passou de um ambiente fechado para qualquer ambiente que eu me encontro. Fiz exames cardiácos e demais exames de rotina, o que não foi nada diagnosticado. Em uma consulta, um médico me diagnosticou com sintomas de ansiedade e de crises de pânico, com o passar dos dias essas crises continuaram frenquentes, quase insuportáveis, passei por crises muito forte, sendo assim o médico me aconselhou a procurar um médico psiquiatra, foi o que eu fiz, o médico confirmou as suspeitas que eu tinha, eu estou sim com crises de ansiedade e crises de pânico. o médico não acredita que eu esteja com sindrome de pânico, segundo ele é somente uma crise, que logo tomando a medicação correta irá melhorar. São poucos meses de sofrimento, não se compara a algumas situações relatadas nesse blog, mas sei, por pouco que seja, a dificuldade de conviver com essas situações, entendo a situação de cada pessoa que passa por isso, e confesso, são vencedores, tenha fé que Deus ajudará cada um de vocês, assim como ele está me ajudando, praticamente acordo e vou dormir passando mal, como percebi lendo esse blog, deve ser porque estou no início do tratamento, e é comum os sintomas se agravarem, espero que logo passe e posso relatar aqui, mais uma vez, a minha história de superação, gostaria que não fosse só a minha, que muitas pessoas possam nos alegrar contando a sua história de superação, e lógico, animando e dandos forças, pensamentos posítivos para demais pessoas que acessarem esse blog na procura de informação e, muitas das vezez, uma amigo ou história que possa lhe servir de inspiração para poder superar os problemas que atravessam sua vida. Peço desculpas se fugi dos padrões das informações contidas nesse blog, boa sorte e obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  42. Oi Karen,
    Meu marido tomou pristiq durante 07 dias - 28/10/2014 à 03/11/2014, parou repentinamente pois não estava fazendo bem...
    Porém os efeitos da abstinência estão horríveis, tem melhorado porém ele não aguenta a boca rigida...

    não aguentando, ele leu alguns depoimentos onde deveria ter feito o desmame e ele começou tomando 01 comprimido de 50 mg ( q era o que ele tomava ) no sábado dia 08/11 e tomando para diminuir os efeitos está tomando passiflora ( 02 de manhã e 02 a noite ) e o desmame a cada 03 dias, ou seja, ele tomou Pristiq sábado e agora vai tomar quarta-feira... Existe algo que possa fazer para essa rigidez que é o que mais incomoda ele passer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Por coincidência, Pristiq é o remédio que tomo, para você ver como cada organismo funciona de maneira diferente, pois me sinto muito bem com ele. Como não sou médica, não me sinto apta para dar qualquer orientação nesse sentido, então sugiro que procurem o médico que prescreveu a medicação para que seu marido faça o desmame da maneira correta e não sofra com efeitos colaterais indesejáveis. Abraços.

      Excluir
    2. Tambem tive algumas complicaçoes com esse medicamento e parei de tomar sem desmame.Fui em um medico e ele disse que esse remedio não causa abstinencia, por isso não precisa de desmame. Sentia meu corpo muito mole e em outra dimensao quando tomava o Pristiq e agora tomo apenas Stilnox para dormir e Orap ( esse causa abstinencia).

      Excluir
  43. Ola meu nome e susi, descobri esse artigo por acaso mas estou diagnósticada com transtorno de ansiedade estou tomando tofranil e ritmoneuram mas as palpitações e aquela sensação de ansiedade esta cada vez mais forte estou tomando o medicamento ha 20 dias gostaria de saber se é assim mesmo por que não aguento mais ficar puchando o ar como se eu estivesse com falta de ar sinto dor no peito todo dia o pânico melhorou o medo da morte ainda é muito presente minha dúvida é se está certo o prazo para o remédio fazer efeito me ajudem me esclareça por favor desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Susi. Sim, esses efeitos são esperados durante o início do tratamento. A medicação demora um tempinho para fazer efeito, às vezes um mês ou mais. Algumas pessoas não sentem nada, não têm efeitos colaterais, mas também é comum que os sintomas piorem um pouco nesse início. Vale a pena esperar e, claro, sempre manter seu médico ciente. Siga firme no seu tratamento, você vai ficar bem. Saúde, paz e coragem!

      Excluir
  44. Tenho TAG, e hj achei que não tinha tido progresso. Mas o psiquiatra me disse que progredi mt, que pessoas no meu caso demoram mais.
    Estava mt pessimista quanto ao meu quadro, mas ele fez algumas mudanças na medicação e acho que vai tudo melhorar.
    Eu achava que a ansiedade era uma característica da minha personalidade, mas quando meu corpo mandou recados, a única opção que tive foi recorrer ao tratamento. Ainda me assusto com os efeitos colaterais dos remédios, mas enfim... é assim msm.
    Eu sempre fui mt alegre e feliz (ainda sou), mas mtas pessoas não acreditaram quando tive TAG, pq eu não APARENTAVA ter esse perfil. Sou sanguínea, sorridente e costumo disfarçar muito bem os problemas na frente dos outros. Mas na verdade estava guardando tudo dentro de mim e o corpo explodiu. Já tinha sido avisada da necessidade de terapia antes, mas não levei fé.
    Estou no segundo psiquiatra, estou gostando mt, ele é mt legal e tem um senso de humor incrível. rs Eu n sei como ele me atura, pois o perturbo muito nas crises pelo telefone. rs Mt cuidado com anticoncepcionais, eles agravaram a minha situação ainda mais. Meu médico me proibiu de usar.
    Espero que eu fique curada LOGO.
    Mas como é difícil um ansioso ouvir "tenha paciência", né? Oh bosta de doença.
    Hoje sou uma pessoa completamente diferente, aprendi a aceitar e respeitar as pessoas como elas são. E a me respeitar também. Percebo que não sou nada, que a vida na Terra é finita e que nada de material tem mais valor do que a minha saúde. Isso que importa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, cuide-se, busque tratamento. E não se preocupe em ficar "curada", mas em ter qualidade de vida. Desta forma você fica menos ansiosa. Eu nem ligo se tiver que tomar remédio pro resto da vida, contanto que eu me sinta bem como me sinto hoje. :) Beijos e obrigada pelo seu depoimento!

      Excluir
  45. Oi, meu nome é Pedro, tenho 24 anos, estou com crises de pânico e ansiedade, fui no psiquiatra e ele me receitou o Alprazolam 0,25mg, na qual eu tomo um comprimido cedo e um a noite, Assert 25mg, na qual eu tomo um comprimido a noite. Já faz 3 semana que eu to tomando a medicação e não tive melhora, passo o dia com a sensação da cabeça estar pesada (sensação parecido de quando está gripado), sensação de sufocamento, sono, corpo mole. Gostaria de saber se essas sensações podem ser os efeitos colaterais da medicação? E em média quanto tempo demora para essa medicação começa a fazer efeito? pois não aguento mais sentir essas sensações, por favor, se puderem me esclarecer ficarei grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro, tudo bem? Sim, essas sensações podem ser efeitos colaterais, eles são comuns no início do tratamento e os efeitos desejados muitas vezes demorar um pouco, algumas semanas, em média um mês... de qualquer forma, sempre recomendo que procurem o psiquiatra para que ele possa dizer exatamente como proceder. Espero que você esteja se sentindo melhor! Abraços.

      Excluir
    2. Oi Karen, estou bem, como você mesmo disse, acho que era sim efeitos colaterais da medicação que eu estou tomando. Há uns 5 dias atrás, percebi uma melhora quanto as sensações que eu sentia após tomar a medicação, creio que vou melhorar, é questão de tempo. Obrigado pela informação, me ajudou bastante, abraços.

      Excluir
  46. Oi tenhoTAG estou tomando escitalopram ha 21 dias mais não.vejo melhora. Meu rosto e lingua ficam.dormente e sinto.muito medo.de ficar sosinho esses sintomas são normais??quando.esses sintomas vão passar ? Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  47. olá...meu irmão foi diagnosticado a dois dias com transtorno do panico. começou a tomar as medicações e no primeiro dia ele piorou, as crises ficaram mais frequentes, ele ficou mais fraco fisicamente e muito sonolento. isso é normal?

    ResponderExcluir
  48. Olá!

    Tenho síndrome do pânico há 14 anos e sempre foi tratada com Rivotril pelo psiquiatra. Por um período parei e substituí por homeopatia, mas as crises retornaram e resolvi buscar outro profissional. Esse psiquiatra atual me explicou que o Rivotril trata apenas o sintoma e não a causa. Então, ele me prescreceu Reconter 10 mg e hoje estou no 11º dia. Os efeitos colaterais foram bem incômodos, mas minha dúvida maior é: essas crises cessam mesmo ou vão continuar? Porque estou tendo todos os dias e não aguento mais, é desesperador. Estou afastada do meu trabalho há 10 dias e não gostaria de ficar parada por conta do pânico. Mesmo que eu tenha que tomar medicamento para sempre, não me importo, desde que essas crises sumam!

    Por favor, me ajudem com a experiência de vocês... Quanto tempo o Reconter demora para de fato fazer efeito?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila... Eu acho que cada caso é um caso. Eu piorei bastante com reconter quando mudei pra 10 mg me sentia muito inquieta e desligada. Bocejava o dia inteiro mas esses sintomas cessaram. O principal sintoma da síndrome do pânico que eu perdi foi o de despersonalização e foi com o reconter... Eu ainda estou no 13° comprimido mas eu aconselho a vc tentar fazer yoga, meditar e terapia cognitiva pois já li muitas pessoas falando super bem e de cura por esse tipo de terapia. Seja paciente e evite ler coisas que desestimulem você nós que temos SDP estamos muito sensíveis e ansiosos para curar isso logo porém é um processo. Tem um grupo no facebook chamado transformação para suporte de pessoas com SDP. Guarde o rovotril para momentos de crise ou pra ter no bolso... A SDP tem cura e o reconter segundo meu médico n passa pelo fígado e é muito bom pra ajudar no nosso tratamento força!!!!

      Excluir
  49. Olá, meu namorado descobriu a 3 dias que esta com transtorno de ansiedade generalizada , e nao quer conversar comigo em momento algum sobre nada , gostaria de saber o que posso fazer para poder ajuda-lo a melhorar e a melhorar nossa relação . Devo procurar uma psicologa pra mim também ?

    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  50. Am Juliana M, estou 42 anos de idade, eu e meu marido se casou com cada
    outros 15 anos atrás e por um bom 14 anos não tive qualquer problema, nem mesmo
    aborto, até junho do ano passado {2014} i engravidou com a ajuda de um
    grande lançador de magias conhecido como Dr. Uzoya quem eu contactado através do meu bom
    amigo que sentir a dor de ver o meu caso para ser um duro.
    Antes dessa época, o médico disse que eu não posso mais dar à luz, que i
    subiram ao palco de pus mono e, além disso, que a sessão de cesariana
    que eu passei durante a fase inicial do meu casamento danificou minha
    ventre, então eu estava desesperada e irresponsável sobre a notícia do médico, então eu estava
    só living` esperando a morte chegar.
    Quando meu amigo bom me deu os detalhes deste grande lançador de magias, i
    em contato com ele imediatamente e ele me deu uma solução rápida para os meus problemas.
    ele me ajudou a restaurar o meu útero, ele me ajudou com uma criança, sou assim
    feliz compartilhando este testemunho de meus.
    Agora estou feliz com o meu marido, meus pais, amigos e família, e na maioria das
    tudo estou feliz de ver meu amado filho {KELLY JUNIOR M}. após este
    grande lançador de magias tem feito isso por mim, eu lhe perguntar o que eu vou agora usar a
    pagá-lo de volta para esta grande coisa que ele tem feito por mim, então ele me disse:
    que seus deuses não é um deuses do dinheiro ou o preço, que herdou este poder
    de seus antepassados, apenas para ajudar as pessoas. a partir de agora em diante, eu vou sempre
    Desejo-lhe a viver por muito tempo. estavam neste planeta terra encontram-se alguém que
    vai ajudá-lo muito, sem qualquer preço.
    De acordo com meu amigo bom, dr.Uzoya me ajudou em seu conhecimento para
    torná-lo inteligente e mais inteligente, e ele me ajudou a restaurar a minha
    ventre e me ajudar a ter um filho, para que ele também pode ajudá-lo em todos os problemas
    você está enfrentando.

    por isso contacte-lo agora em druzoyaspiritualtemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Parabéns Karen pela grande iniciativa do blog. Meu nome é Sônia e estou com minha filha passando por esta situação. Fiquei muito confortada com os depoimentos. E acredito que Deus está no comando! Em breve retorno dando meu depoimento. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  52. Oi gente meu nome é Cá, sou de SP, tenho 36 anos, e desde criança tenho crise de ansiedade, do tipo sentir náuseas e ânsia de vômito do nada. Minha mãe me levava a diversos médicos e nada. Foi então com 19 anos, tive uma forte crise de ansiedade que o enjôo era tão forte que me impedia de comer. Cheguei a pesar 45 kg, detalhe tenho 1,75 de alt. Fui ao gastro que me rejeitava inúmeros remédios e nada de melhoras, em um ano fiz 7 endoscopias. Até que um dia ele me recomendou a psicóloga fiz terapia por um ano e melhorei, porém as crises de ansiedade iam e vinham e lidava com isso normalmente. Mas 4 anos atrás tive minha primeira crise de pânico que me levou ao hospital. E nada foi identificado. Passando 5 meses uma nova crise. Outra vez no pronto socorro, e nada identificado. 8 meses após uma crise e fui ao médico e fui diagnosticado como labiríntite. Comecei o tratamento e nada de melhoras. Procurei uma nova otorrinolaringologista e ela mudou a medição no 3 dia de utilização no meu trabalho tive uma crise de pânico violenta fui novamente ao hospital e novamente fui tratado como labiríntite. Ao passar na consulta com ela, fui diagnósticado com sintomas de síndrome do pânico. Não deu muita bola mas 4 anos após me atacou uma mega crise uma seguida da outra. Procurei um médico clínico geral que me receitou Rivotril para as crises e Fluoxetina por 3 meses. Nao consegui continuar o tratamento com a Fluoxetina pois as náuseas eram itensas a comida parecia isopor, a noite tinha pesadelos e acordava diversas vezes durante a noite, e de manhã ficava sonolento. Fui ao psiquiatra que mudou para o Moratus. Ele era mega arrogante e nem sequer me deixava falar só dizia que eu devia aceitar a minha doença. Me mandou eu tomar meio comprimido até meu organismo se acostumar. Bom resultado no dia seguinte um mega enjôo que nem escovar os dentes eu conseguia. Marquei outro psiquiatra e ontem ele me passou um novo remédio chamado Reconter em gotas. Me orientou a começar com 2 gotas e ir aumentando gradativamente até chegar à 10 gotas que equivale a um comprimido. Ontem no metrô me atacou uma crise de pânico que fui obrigado a recorrer ao Rivotril . As vezes penso em me matar pois sinto que essa crise não vai ter mais fim. Só quero minha vida de volta. No dia 09/ 02 vou começar a fazer tratamento com psicóloga tb. Espero que Deus me ajude pois as vezes sinto que vou ficar louco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus vai te ajudar o busque em oracao

      Excluir
    2. Oi Cá, não desista! O começo de todo tratamento com remédios é bem difícil! Sintomas misturados com efeitos colaterais, e duas semanas ou 3 p vc sentir alguma melhora! Procure um bom psiquiatra e reze p Deus te ajudar nesse tratamento!! Tb estou em tratamento! Boa sorte

      Excluir
  53. Ola Karen venho aqui compartilhar minha experiencia. Fui diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada e vou começar hoje a fazer uso de paroxetina + olcadil. Estou com muito medo de ter uma crise no inicio do tratamento tenho medo de como vai ser ate me adaptar a medicação enfim. Nao quero tkmar5 remédios o resto da vida e muito ruim se tornar dependente ee algo. Me ajudem estou com muito medo. Essa noite foi terrivel para mim. Sensação de morte ... Mas sei que Jesus pode me curar !

    ResponderExcluir
  54. oi tenho umas sensações estranhas as vezes uma hora do nada vem uma sensação ruim...uma dor no peito...hora vem uma vontade de resolver tudo que estar ao meu redor rápido...fico com preocupada fácil...isso pode ser uma depressão ou ansiedade?

    ResponderExcluir
  55. Ola, me chamo Greicy tenho 29 anos e tenho TAG e síndrome do pânico. Tive a primeira crise aos meus 16 anos apresentando somente falta de ar diária por semanas, e não tinha nenhum motivo aparente pra isso. Na minha segunda crise depois de 5 anos também só sentia falta de ar, mais aí tive um motivo, a morte do meu pai. Passado 8 anos voltou mais com outros sintomas, além da falta de ar, tenho taquicardia, fadiga,tontura, dor no peito, sensação de desmaio, irrealidade, desespero, medo de morrer. Fui várias vezes pro PA com pulsação irregular e pressão alta, e todos os médicos diziam q era do sistema nervoso, até q um médico me falou q eu estava anginando, eu me deseperei e fui logo pra um cardiologista. Fiz eletrocardiograma e qdo comecei a contar os meus sintomas q eram diários, ele ja me diagnósticou com TAG, me receitou Welbutrin 150mg, estou tomando a duas semanas, e mais uma vez fui pro PA com dor no peito, taquicardia, falta de ar, fadiga, dor no estômago e mto medo de morrer , o medico mto paciente foi me passando tranquilidade e eu fui sentindo meu coração desacelerar, foi ai q ele me diagnósticou com síndrome do panico e pediu para ter paciencia pois os sintomas fisiológicos podem demorar meses pra passar. Desde esse dia, depois de tomar um calmante "mata leão" me sinto melhor, mais ainda sinto falta de ar, aperto no peito, só q ja consigo me controlar, e nao preciso ir correndo pro PA achando q vou morrer, qdo vejo q vai me dar uma crise deito fecho os olhos e faço oração, assim consigo me controlar. Mudei a minha alimentação, tomo mta água e chá, só não faço exercício pela sensação de falta de ar q tenho. Espero q Deus possa nos ajudar.

    ResponderExcluir
  56. Oi Karen, comprei o Reconter a mais de 1 mês e ate agora não consigo tomar fui ler a bula e quase entrei em parafuso com os efeitos colaterais e principalmente fala que engorda ja tive aumento de peso por causa da ansiedade se eu engordar mais ai sim que entro em depressão, me ajuda não sei o que fazer e o pior que as sensação e cada dia pior tenho TAG SÍNDROME DO PANICO E COMEÇO DE DEPRESSÃO me ajuda to sem chão.

    ResponderExcluir
  57. Tenho medo desse doutor Antonio Berlink do Hospital das Clínicas. Certa vez fui até o ambulatório da ansiedade, buscando tratamento para transtorno pós-traumático. Uma equipe dele me diagnosticou com bipolaridade e me passou Lítio! Como eu confiei no pessoal, comecei a tomar o tal remédio - o diagnóstico foi feito por uma equipe com duas médicas mais velhas e o resto bem jovem,
    Mas as médicas faltavam quando era dia de eu pegar receita nova e eu ficava passando síndrome de abstinência por conta da falta delas.
    Resolvi escrever ao hospital denunciando a esculhambação geral do depto. Eles me escreveram se desculpando. Mas não voltei maios. Busquei um psiquiatra pago que me afirmou que eu não deveria ter tomado Lítio, até porque não sou bipolar.
    Digo que tomem cuidado com o depto de ansiedade chefiado por esse doutor cuja consulta ( tentei ir lá no seu consultório quando as médicas faltavam) hoje deve custar uns 2000 ( 2 mil ) reais. Ele mantém o ambulatório que lhe dá um nome e tanto. Mas CUIDADO. Vão l[á mas paguem alguém p ver se estão dando remédio certo.E denuncie as faltas das DOUTORAS.

    ResponderExcluir
  58. Estou tentando para com o Velija 30mg. No primeiro dia fico de boa.. mas no segundo em diante tenho muita dor de cabeça. e quando volto a tomar a dor de cabeça para. Será que tem algum segredo pra parar?
    Help
    https://www.facebook.com/lisa.quint.5

    ResponderExcluir
  59. desportos.meus grandes amigos uma coisa que eu aprendia nesses maravilhosos dois anos foi que nos somos o que pensamos ser.anseadade é apenas uma ilusão dentro do nosso espirito.
    Sei o que é passar por o inferno mas nada é impossível... Prova viva Stephen William Hawking
    Boa sorte meus amigos!!!
    Nota:métodos psicológicos são muito confiáveis e eficazes como terapias e medicações. Mas garanto que vocês sempre vão sentir alguma coisa.esses métodos nunca são 100%

    ResponderExcluir
  60. Budismo tirá toda a anseadade!

    ResponderExcluir
  61. Boas eu tenho 17 anos.
    E como já tenho tido sintomas de anseadade a um mes...fui a um psicólogo e ele disse me que era normal nestas idades tem a ver com o desenvolvimento hormunal e que vou ter que ser paciente porque demora sempre algum tempo até parar de sentir isto.
    Também disse que vai ser um pouco difícil essa minha passagem e que devo fazer alguma coisa como desporto sair com os amigos e tudo mais.mas que depois nunca mais sinto anseadade.alguém me pode disser como não pensar muito nisto em quanto estou neste desenvolvimento?

    ResponderExcluir
  62. Me chamo Brunna, boa noite pessoal.
    Tive minha primeira crise de pânico em 2009, tratei com fluoxetina até me sentir melhor, parei com o tratamento por conta... em 2011 minha crise retornou bem mais forte ah ponto de me deixar de cama, foi horrível, virei cobaia de um psiquiatra louco que me receitava todos os tipos de medicamento os quais nenhum me adaptei... em desespero procurei um neurologista que me receitou o Citalopram é o rivotril para dormir, daí então comecei a sentir uma melhora... não queria ficar dependente de medicações e assim que senti que estava bem interrompi novamente o tratamento por conta... Agora anos depois me vejo com as crises voltando, e sinto que estão piores, procurei por um psiquiatra depois de muita insistência da minha terapeuta e iniciei novamente com o citalopram.... o médico me disse que se eu não seguir o tratamento à risca (sem interrupções) as crises vão continuar voltando e sempre vão vir bem piores... Meio que concordei com ele e estou disposta a fazer todo o tratamento mesmo me sentindo bem após um tempo. Alguém aqui teve reincidência da SP e retornou com sintomas piores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc esta se sentindo bem nãtoare com os remédios pq cada vez que tiver uma crise será pior! Ainda bem que existem remédios p nos ajudar a ter uma vida melhor!!!

      Excluir
  63. Eu faço o tratamento a uns 7 meses até hoje passo mal, melhorei bastante em muitos aspectos mas não estou 100%, gostava de tomar minha cervejinha e cortei tudo, até mesmo café e refrigerante parei de tomar só tomo qdo vou na casa de alguém e qdo a pessoa me oferece.
    O negócio é feio, passo mal 98% das vezes no meu trabalho, não sei nem porque, pois já trabalho a anos no mesmo lugar, acredito que é a rotina do dia a dia. Mas não tenho opção tenho que lutar até as últimas forças pois dependo do trabalho tenho filhos pessoas que dependem de mim, por isso sou obrigado a viver com esse sofrimento até qdo Deus quizer.
    As pessoas da família na maioria das vezes nem adianta fala nada sobre o problema pois eles nem entendem e acha que é frescura , mas só quem tem que sabe. Peço a Deus misericordioso que me ajude a tirar esses pensamentos ruins para que eu possa viver uma vida normal. Vou tomar remédio o quanto for necessário mas espero me curar desse mal.

    ResponderExcluir
  64. Oi lendo esses comentários aqui, percebo que muitas pessoas passam por situações parecidas com a minha. Já tem alguns meses que a medica me diagnosticou crise de ansiedade e pânico e me passou um remédio chamado Reconter. Até hj não tive coragem de tomar e não é pela dependência, medo dos efeitos colaterais porque dizem que o transtorno aumenta e eu sou sozinha com minha filha e não sei qual seria minha reação, ela é pequena e não poderia me ajudar. Então mesmo querendo muito usar tenho medo de como posso me comportar e não saber como reagir.

    ResponderExcluir
  65. estou com sindrome do panico ha cinco meses por un mes tomei fluoxetina mas senti taquicardia e mudei para o escitalopran de 10mg fico bem um dia ou dois mas depois vem tudo de novo fico desesperada pois trabalho fora tenho marido e filhos e uma mae com halzaime para cuidar preciso ficar bem, fico muito triste nao quro mais sair de casa com medo de passar mal em ...

    ResponderExcluir
  66. Bom dia, sou o "Lima", eu descobri que ha uns tres meses que tenho crises exageradas de panico e ansiedade, comecei o tratamento com Rivotril e com a Sertralina, junto disso procurei auxilio de um psicologo,e vou semanalmente nele.
    A medicacao em si, sempre me preocupou, principalmente o rivotril, mas depois de ir em outro psiquiatra, acabei trocando o rivotril por um medicamento mais leve e com os mesmos efeitos, evitando a dependencia.
    Quanto a sertralina, no inicio comecei tomando meio comprimido durante uma semana, depois passei a tomar um comprimido inteiro. Os tres primeiros comprimidos me deixaram muito agitado e ate ansioso, mas sabia que ira passar, junto com isso a primeira semana foi dificil para me alimentar, nao por falta de apetite, mas pelo gosto, devido ao remedio parecia que estava comendo terra, de tao seca que ficava a comida, hoje tomo a sertralina normalmente e nem sinto os efeitos colaterais, mas esses beneficios já pude aprecia-los apos 15 dias do inicio do tratamento. Continuo tomando e tbm sinto um pouco a preocupacao de tomar esses remedios sempre, mas melhor assim do que viver com sofrimento. Alem disso digo a voces que a psicologia me ajuda bastante, vejo que muitos dos meus problemas estao relacionados com minha rotina e trabalho, mas como o trabalho e algo fundamental, vou criando motivacoes diarias e penso sempre nas pessoas que dependem de mim para nao desanimar com aquilo que me atrapalha. Portanto não desanimem do tratamento, tanto com medicacao quanto com o psicologo, mas tbm pensem em mudar os estilos de vida, se apoiem na familia, amigos, e confiem em voces. Cuide da saude e da mente, atividades fisicas e leituras, mas muito mais do que isso tenha uma acao

    ResponderExcluir
  67. Olá boa tarde, Tive TAG, transtorno de Ansiedade generalizado, sofri uns três anos calado tentando conseguir absorver a doença, resolver sozinho (deixar o organismo agir) pois era averso a remédios.Pois chegou uma época que ficou incontrolável por x motivos, pela graça de DEUS minha esposa procurou um psiquiatra que me salvou, através do remédio PRISTIQ. e DEUS em minha vida tenho uma qualidade de vida ótima tenho as vezes umas recaídas(ataque de ansiedade), mas já sei como lidar existe um exercício de respiração em 3 minutos já estou voltando ao normal, procurem sim um especialista pois é muito importante, pois sei como é parece que não iremos aguentar e maus pensamentos passam pela cabeça. Importante é a qualidade de vida, se for com remédios, que assim seja..abs a todos e Fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
  68. Olá, sofro de enxaquecas diárias e o médico receitou VELIJA 30MG. Estou no inicio do tratamento e minha enxaqueca piorou muito. Será que mantenho pois ainda são os 4 primeiros dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, com 4 dias de remédio ainda é pouco tempo p ter o efeito do remédio. Alguns só começam a fazer efeito depois de 2 ou 3 semanas!

      Excluir
  69. olá , atualmente estou passando por um problema , toda vez que preciso ir ao hospital ou tomar um medicamento fico com uma sensação eminente de morte , fico pensando em tudo que pode me fazer mal ou o que estou fazendo de errado na vida , isso acontece sempre quando tomo medicamento injetavel ou vou ao hospital , acontece sempre 3 ou 4 minutos depois , e fico serca de 30 minutos com essa sensação , não sei o que fazer , alguem me indica alguma coisa.

    ResponderExcluir
  70. Olá, me chamo Felipe e tenho 27 anos. Há 4 meses fui diagnosticado com TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizado. Desde criança sempre fui muito ansioso e preocupado, mas nada que chegasse a incomodar ou atrapalhar a minha vida, mas de uns anos pra cá, passei a ter crises horríveis de ansiedade, a ponto de deixar de frequentar vários lugares e me afastar de meus amigos por pura vergonha de passar mal na frente deles. Então, tive coragem e procurei ajuda psicológica. Com um mês de terapia, minha sensação de ansiedade diminuiu um pouco, mas um belo dia tive uma crise tão forte que resolvi, por uma vez por todas, engolir a vergonha e procurar um psiquiatra. Sim, admito que tinha vergonha, que achava que só quem frequentava esse tipo de médico era maluco, mas não é bem assim. Como eu disse, fui diagnosticado com TAG, e o remédio que me foi receitado foi o êxodos. Cara, posso dizer que as duas primeiras semanas fora F.... mas que depois minha mente e corpo começaram a se acostumar. Hoje, com 4 meses de tratamento, estou muito bem. vejo as coisas de forma mais clara e minha vida profissional e pessoal deram uma guinada de 100%. Importante dizer que só o remédio não melhora seu estado de espírito, ele tem que estar aliado junto ao tratamento psicológico e exercícios, ainda falta eu começar a praticar exercícios, preciso arrumar tempo... O que eu gostaria de compartilhar com vocês é que, vale a pena sim, procurar apoio profissional, desmistificar essa coisa que envolve a procura desses profissionais. O engraçado é que ninguém te julga quando você toma um remédio para dor de cabeça, procura um ortopedista para consertar um membro, um cardiologista para tratar de pressão alta, e por aí vai. Hoje quando eu falo que sofro de TAG e tomo remédio para tratar, e as pessoas me olham com aquela cara de pena ou desconfiança para me tratar de alguma forma mais "doce", eu informo que ela não precisa preocupar-se comigo, e que eu não tenho vergonha de dizer que eu convivo com essa doença. Eu sei que não será para o resto da vida, e se for? paciência gente. Deus só nos dá aquilo que podemos aguentar! Espero voltar aqui daqui há alguns meses e dizer que terminei meu tratamento e estou bem. Espero que todos aqui sejam fortes nessa batalha diária! abraços, Felipe.

    ResponderExcluir
  71. Oi.Tomo remédio ha´sete anos -Paroxetina 10mg e alprazolan 0,5mg po dia .Tenho fases boas , mas bastante recaidas tambem.Nada absurdo , pois trabalho ,pratico esportes e faço todas as atividades , mas é bastante incomodo.

    ResponderExcluir
  72. Olá, meu nome é Régis e a 5 meses senti os primeiros sintomas desses problemas de ansiedade.
    Até ai levava uma vida normal, ia em festas, bebia com amigos e saia muito e nao tinha vergonha de nada...
    Depois de entrar em um novo trabalho, em nova cidade e com novos horarios e com uma dengue pra piorar tive a primeira crise de ansiedade. Achei que estava tonto, que iria vomitar e cair a qualquer momento.
    Depois de 15 dias tive outra crise da mesma maneira só que dentro do trabalho. Fiz todos exames fisicos e não tinha NADA, foi então que fui em um psiquiatra que me receitou PRISTIQ 50 mg, ORAP 2mg e STILNOX para dormir.Alem de ser caro o tal pristiq, estou a um mes sem toma-lo e estou me sentindo bem alias, não 100% , mas bem.
    Vou começar a tomar novamente para ficar 100% pois agora tenho um pouco de panico social.
    No dia a dia eu me sentia em outra dimensão, sem vontade de fazer nada por medo de passar mal. Uma dica que dou, enfrentem o dia a dia e tentem esquecer da doença.
    A muito tempo não tenho crises e comecei a me controlar rapidamente e voce tambem consegue!!
    Tenho 24 anos, estou no ultimo periodo da faculdade, sai do emprego pois estava dificil aguentar com a faculdade, tenho alguns problemas , mas PROBEMAS TODO MUNDO TEM!
    Sinceramente nao sei se medicamento é a soluçao, mas se começou o tratamento nao pare.
    Assim que eu estiver 100% conto aqui minha historia :D
    Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  73. Olá, tenho 26 anos descobri que tenho Transtorno de Ansiedade desde os meus 16 anos e com isso tenho crises que até minha pressão eleva um pouco, sou uma pessoa aparentemente "calma", porém fico agitada por dentro, tento me acalmar, mas sempre tenho que ir na farmácia medir a pressão, estou muito assustada, parece que vou infartar, sei que passa, e nunca fiz um tratamento específico, sempre parei os tratamentos!!! Quero fazer terapias, creio em Deus, sou positiva e sinceramente não sei porque estou assim!

    ResponderExcluir
  74. POSSO TOMAR O REMEDIO LAMITOR DUAS VEZES POR DIA.??

    ResponderExcluir
  75. Ola amigos. Fui diagnosticada com sp e tag desde 2004 apos o nascimento da minha filha, minhas crises eram esporadicas e quando vinham ia ao ps era medicada e vinha embora sem dar importancia,durante muitos anos nao busquei tratamento. Quando foi em 2009 tive crises muito fortes e ficava com mal estar durante dias, como era obesa morbida na epoca achava q era por causa da hipertensão ou algo relacionado a obesidade. Em inicio de 2014 tomei uam decisao de emagrecer e com isso meus problemas iriam acabar e realmente acabaram. Emagreci 40 quilos e td desapareceu, mas agora de um mes pra caveio td a tona e com mais força pq tive uns meses atras uma experiencia traumatica, fiquei na uti entubada com duas paradas cardiacas por um choque septico devido a um calculo renal q obstruiu meu ureter causando infecção generalizada. Gente sofri demais foi muito traumatico e dificil, to viva pela misericordia de Deus.Comecei ater crises nessa semana, alias todos os dias e fico com o mal estar o dia todo e com aquela sensação de morte, achado q vou voltar a viver td novamente. Tive dores no peito, falta de ar, tremores incontrolaveis e to desanimada sem vontade de nada. Fui ao ps fiz eletro e nao deu nada, estou pra ir essa semana no cardio pra novo e eletro e exames, e com certeza procurar um psiquiatra tbem senao vou enlouquecer. To com muito medo de nao ter forças de sair dessa pois ta td muito intenso e repetitivo

    ResponderExcluir
  76. Bem, comecei a ter crises a uns anos atrás e fui para em PS e não dava nada, então eu nem ligava. Desses tempos pra cá os sintomas voltaram e foram ficando diários. Parei de frequentar shopping, supermercados, com medo de sair. Fui ao médico e ele me disse que era pânico e receitou aquele tal remédio. Fiquei num medo danado de tomar ele, procurei outros métodos para tentar me curar, remédios naturais mas não adiantou. Até que um dia estava em casa com minha namorada e os colegas e me deu uma falta de ar, coração disparou, aquela palpitação. Já sabia que era a crise de pânico fiquei na cama deitado por um tempo e foi passando, pois na tinha feito eletro, ecocardiograma e não tinha acusado nada. Então resolvi q no dia seguinte ia tomar o remédio. Então comecei a tomar e graças a Deus não senti nada de diferença, bem na verdade algumas do tipo a cabeça as vezes dói mas quando VC esquece já passou e a questão sexual. Não tive problemas com disfunção, na verdade tem durado muito mais as relações sexuais. Esse remédio(pondera) tem me ajudado muito, junto dele tenho feito terapia tbm. Vai fazer um mês q venho tomando e minha vontade de fazer tudo novamente voltou. Então eu falo: se sua vida está ruim, não quer fazer mais o que fazia tome o remédio que o médico te indicou, pois é muito ruim VC sair e ter medo de que vc tenha uma crise. Tenho saído mais e as vezes temo q tenha uma crise mas aí VC começa a rir e cv jaja VC esquece. Lembre que abaixo de Deus aqui na terra os médicos podem ajudar. Fé e força que vai dar tudo certo. Abraços

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde,

    Tem mais de 1 ano que tomo o Reconter, estou super-normal e nem parece que tive a crise do pânico. Os sintomas horríveis foram sumindo e hoje estou bem.
    Quero parar com a medicação não acho que ajude mais, pois, quando precisei ajudou. O Psiquiatra calado, não me ajudou muito. alguém parou com essa medicação ? tomo 10 mg/ dia. 1 comp. apenas... agradeço pelo retorno...abs

    ResponderExcluir
  78. Ola eu tabe faso tratameto com psiquatro psicoloco e muito defiso te fe em deus

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno