quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fernando Mineiro


Autor: Fernando Mineiro

Por diversas vezes já toquei no nome do Fernando Mineiro aqui no blog e citei artigos que ele publica no site dele ou me encaminha por email. Bom, a partir de hoje vou comentar um pouco mais sobre o livro e o trabalho do Fernando, que não conheço pessoalmente mas admiro pelo seu esforço em manter os portadores de Transtorno do Pânico bem informados e amparados, seja através de seu site, ou através de seu livro ("Tenho a síndrome do pânico, mas ela não me tem!"), ou ainda através do GruPan (Grupo de apoio aos portadores do Transtorno do Pânico), que ele coordena.
O Fernando tem 63 anos, teve a primeira crise de pânico aos 14 e convive com o transtorno, sem crises, há uns 15 anos. É industrial aposentado e astrônomo amador. Tanto seu site como seu livro servem como fonte de consultas a portadores e familiares de portadores do Pânico. Logo no início do livro, ele narra a primeira crise de pânico que teve:

"... sem nenhum motivo aparente, meu coração disparou. Uma onda de calafrios percorreu-me o corpo. Comecei a suar frio e a ter uma sensação de que ia desfalecer. Meu peito doía, sugerindo que eu estivesse tendo um ataque cardíaco. Em seguida, veio a falta de ar. Parecia que algo estava fechando a minha garganta. Faltava-me o chão. Pensei que o meu fim chegara".

Acredito que todos que sofrem de Pânico já passaram por um momento desses, não é? Eu tive duas grandes crises como essa e outras não tão fortes, mas muito angustiantes também. Ao longo desses 12 anos que convivo com o TP, meu principal sintoma é a taquicardia e os maus pensamentos de que alguma coisa ruim pode acontecer, e sempre comigo.

Pois bem, o livro do Fernando nos dá dicas de relaxamento também e esclarece várias dúvidas. Para encomendar o seu, entre em contato através do email: fmineiro@yahoo.com.br .

No próximo post falarei mais um pouco sobre os sintomas do TP.

Juntos vamos vencer isso tudo.
Coragem, otimismo e serenidade para todos. :)

2 comentários:

  1. Olá sou de Portugal, e encontrei por um acaso feliz o teu blog. sabes me dizer se este livro existe aqui em Portugal?

    Beijos e tudo de bom*

    ResponderExcluir
  2. Olá, Susana, não sei te informar se o livro está a venda em Portugal, mas você pode entrar em contato com o autor e encomendar o seu: fmineiro@yahoo.com.br
    Obrigada pela visita e tudo de bom pra você também!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno