domingo, 13 de outubro de 2013

14 dicas para enfrentar o pânico

Fernando Mineiro, coordenador do Grupo de Apoio aos Portadores do Transtorno do Pânico (Grupan) e portador da síndrome há mais de 40 anos, nos dá seus 14 passos para superar as crises de pânico

1 - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
"Procure um psiquiatra de sua confiança para ter um diagnóstico preciso e uma medicação que se adapte ao seu organismo. Se você já tem um, siga suas orientações. Não pare a medicação sem autorização médica. Caso o seu diagnóstico inclua também agorafobia, procure um psicólogo que aplique a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, a mais indicada".


2 - CHECK-UP
"Faça um check-up anual, ou a critério do seu médico, para lhe dar mais tranquilidade e evitar possíveis somatizações com os sintomas do TP".

3 - BULAS DOS MEDICAMENTOS
"Não leia as bulas dos medicamentos. A tendência é sentir os sintomas ali descritos. Confie em seu médico, porém, informe-o caso os efeitos colaterais surjam e sejam insuportáveis. A "piora inicial" é comum no início da medicação, mas com o uso os sintomas tendem a diminuir e até desaparecer". 

4 - GRUPOS DE APOIO
"Frequente um grupo de apoio, caso sua cidade tenha um. Caso não tenha, solicite instruções para criá-lo. Ele funciona como um exercício de exposição e de socialização, além de lhe dar apoio e esclarecimentos". 

5 - SORRIA!
"Viva o dia de hoje com intensidade, sua única certeza. Esqueça o ontem, ele não poderá ser alterado. Só pense no amanhã quando ele se tornar hoje".

6 - VOCÊ É O QUE PENSA E ACREDITA SER
"Evite pensamentos negativos, combata-os com positivos. Em todo negativo existe o lado positivo, basta querer enxergá-lo".

7 - DESVIE SUA ATENÇÃO DOS SINTOMAS
"Quando a crise surgir, após fazer o exercício de respiração diafragmática, procure desviar sua atenção dos sintomas. Há várias formas de fazê-lo: ler em voz alta, conversar, cantar ou qualquer outra ação que requeira sua atenção". 

8 - EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA
"Treine diariamente a respiração diafragmática e execute sempre que sentir ansiedade ou início das crises".

9 - EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO AUTÓGENO
"Quando se sentir tenso ou estressado, faça um exercício de relaxamento autógeno à noite antes de dormir. Além de lhe garantir um sono tranquilo, evitará o acordar sobressaltado".

10 - ALIMENTAÇÃO
"Evite alimentos de difícil digestão. Esses alimentos passam para o intestino sem estar totalmente digeridos, ocasionando formação de gases e dores no peito, devido à compressão do diafragma no músculo cardíaco. Evite também os que agridam a mucosa gástrica, muito sofrida pela ação da ansiedade: pimenta, vinagre e alimentos ácidos". 

11 - HIPOGLICEMIA METABÓLICA
"Na parte da manhã, opte por alimentos ricos em carboidratos complexos (amido - massas). Diminua o simples (açúcar). O metabolismo acelerado em portadores de transtornos de ansiedade pode ocasionar a hipoglicemia metabólica pela baixa de glicose, resultando em mal-estar, podendo desencadear crises".

12 - SUBSTÂNCIAS PANICOGÊNICAS
"Não use ou experimente drogas ilícitas, elas são substâncias altamente panicogênicas: maconha, cocaína etc. Cigarros e bebidas alcoólicas também podem ocasionar crises. Evite alimentos ou medicamentos que contenham substâncias estimulantes; eles contribuem para o aumento dos batimentos cardíacos e podem funcionar como gatilho das crises (chocolate, café, chá-mate, refrigerantes à base de coca, guaraná e anfetaminas)".

13 - ATIVIDADE FÍSICA
"Faça caminhadas ou outra atividade física não extenuante, para ter a liberação da endorfina, um hormônio com ação contra ansiedade e depressão, além de lhe proporcionar outros benefícios. Porém, faça com menor intensidade e tempo de duração. O músculo em exaustão libera ácido lático, substância altamente panicogênica".

14 - APOIO FAMILIAR
"Leve informações sobre o seu distúrbio aos seus familiares e amigos. O apoio é muito importante para que você tenha êxito em sua recuperação. A falta de conhecimento leva ao preconceito e à falta de apoio".

21 comentários:

  1. Adorei essas dicas. Algumas eu já faço, como quando vem as crises na madruga eu ligo a tv, eu ligo o pc e vou me distrair c outras coisas e logo passa!!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Boa Noite.
    A alguns anos fui diagnosticada com a Sindrome do Pânico, fiz tratamento medicamentoso por 6 anos e estou sem esses medicamentos a aprox. 7 anos. Minha vida está uma lastima, tenho crises de anciedade q não me deixam dormir, MEDO de tudo, até da porta da minha geladeira, estou no meio de um semestre de aulas e não posso voltar ao tratamento medicamentoso por causa dos efeitos colaterais proprios do inicio. O que devo fazer??? se puder ME AJUDE. De-me uma dica, td que tenho é o seu blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Branca, vc parou o tratamento por conta própria? Faça o seguinte, me escreva no semtranstorno@gmail.com ou deixe um contato seu para que possamos conversar. Espero poder ajudá-la. Grande abraço, fique bem.

    ResponderExcluir
  4. Ola tenho dois anos e meio que sofro do pânico no começo foi muito dificil tinha medo de ficar louca e ate hoje tenho, mais Deus tem me dado forças e junto com a medicação tenho tido uma vida normal. Mais a pouco tempo engravidei e tive que trocar a medicação e a nova medicação nao está fazendo efeito e estou tendo crises novamente me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "anônimo", como você está? E sua gestação? Desculpe a demora na resposta, tenho recebido muitas mensagens. Espero que esteja bem!
      Abraços!

      Excluir
  5. Nao sei nem pq vou expor meu problema mas vamo la.
    Sai do meu antigo emprego e comecei fz programa p terminar meus estudos. Sou uma mulher jovem e benza Deus muito bonita.
    Ai esta o problema. Isso causou muita raiva onde eu estava a ponto de uma mulher pedir a um homem p que me matasse com dois tiros. Fui no quarto fz alguma coisa, retocar o batom p perfume nao me lembro.. Ta, escutei td o plano pois a bendita n sabia q eu estava la. Isso meu pai tinha tido um sonho em que me via em um ambiente semelhante ao que eu estava e chegava um homem e disparava duas vezes contra minha cabeca... Ok.. Repreendemos e blz. Qnd eu ouco isso lembro do sonho e imediatamente entrei em panico. Fiquei em bx da cama td me tremendo , eu tremia tnt que nao saia lagrima eu chorei seco. Locura ne. Ta, fui falar p a gerente do local ela disse q eu tinha de me tratar pois eu estava louca.. Louca? So eu sei o que passei debaixo daquela cama. Bateram na porta e eu n conseguia nem me mexer. Hj vivo em panico, acho que td mundo quer me matar. Nao durmo porque acho que vao entrar a mando de alguem e me dar um tiro. Nao e facil p mim ta falando sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo do dia 28 de fevereiro, o que você descreve não parece com um quadro de pânico. Sugiro que você procure um psiquiatra para que ele avalie o seu caso.

    ResponderExcluir
  7. Olá ja faz 3 anos q estou tratando sa síndrome do pãnico eu me sentia bem nos primeiros 2 anos sem remédios me controlei bem ,mas de repente comecei a ter crises e mais crises pensava que ia ficar louca qria sair correndo e meu psiquiatra ja me passou calmantes mas quando tomo fico muito pior sinto crises de hora em hora ,parei novamente com o remédio as crises diminuirão qria algumas dicas para superar sem remédio ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o importante não é superar sem remédio, mas encontrar o remédio mais adequado para você. Primeiro você precisa controlar os sintomas para ter equilíbrio e bem-estar suficientes para, aos poucos, encontrar novas maneiras para se sentir bem, aí pode ser uma atividade física, uma meditação... mas insista no tratamento, converse abertamente com o seu médico sobre o incômodo com o remédio. Existem vários outros que podem ser testados. Grande abraço, coragem, saúde e paz. :)

      Excluir
  8. Karen, será que não é possível superar a síndrome do pânico SEM remédios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, Anônimo, na minha opinião, acredito que seja possível sim, mas talvez com mais sofrimento por conta dos sintomas. A medicação ajuda a diminuir esses sintomas (crises de ansiedade, depressão), principalmente na fase inicial da doença. Claro que isso é uma decisão pessoal, mas procuro incentivar a busca por ajuda médica e, se necessário, o uso de remédios para diminuição dos sintomas. Já tive medo, MUITO medo de tomar esse tipo de remédio, mas hoje já me acostumei e sei que preciso deles para ter uma vida com mais qualidade. Como um hipertenso também precisa de sua medicação, ou um diabético. Espero ter ajudado. Saúde, força e coragem. Abraços.

      Excluir
  9. bem,eu acho que tenho a sindrome ja faz 1 ano,tenho todos os sintomas mas tenho medo de tmoar remedio porque eu acho que se eu tomar vou infartar e morrer semter socorro,sempre estou indo no medico porquepra mim sempre acho que estou com uma doenca grave principalmente no coracao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, isso costuma acontecer com a maioria de nós, que sofre com o pânico. Tanto a ideia fixa de ter algum problema cardíaco quanto o medo de tomar a medicação. Precisei de duas pessoas comigo - uma delas era um médico - para tomar o remédio pela primeira vez. Achava que ia morrer... Mas deu tudo certo e tomo até hoje (já se passaram uns 7 anos!), tendo com isso uma vida com muito mais qualidade! Vale a pena insistir.
      Abraços!

      Excluir
  10. Estou com esses sintomas...desejo ser curada...nao durmo a uma semanA...estou com medo da noite. Fé em Deus...e ajuda da nossa família td dará certo. ..contem comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos relatam esse aumento da ansiedade (medo) quando a noite se aproxima. Você já procurou um médico? Está em tratamento?
      Conte conosco também, caso tenha facebook, venha para o nosso grupo: www.facebook.com/groups/semtranstorno
      Assim você poderá conversar com alguém que a entenda quando estiver precisando.

      Excluir
  11. Bom vamos la... conheci o espaço aqui através de buscas sobre o tema no google... me identifiquei bastante, antes de tudo parabéns pelo blog!
    Vamos la tenho 26 anos, e desde meus 14 sofro de SP, tive depressão, fobia social... fiz tratamento durante 6 anos, e quanto estava com 20 anos tive alta dos medicos, graças a Deus consegui me tratar sem precisar fazer uso de medicamentos, o que pra mim foi uma baita vitória! Porem hoje tenho sentido alguns sintomas de recaída na qual não vou deixar que me "pegue", pus em minha cabeça, é um leão por dia, uma batalha por dia ate o fim da guerra! Pra galera que esta passando pelo problema, fica adica, confiem em vcs! so vcs serão capazes de dar a volta por cima! Dessa vez eu preferi não ir ao psicologo novamente, irei pagar uma pessoa pra me ouvir desabafar? Pra falar que eu sou capaz de mudar? Isso td eu sei... quero apenas pessoas que me fazem acreditar que posso mudar o jogo, e essas pessoas são Deus,procurem a igreja se abram com papai do céu!Depois é a minha familia, sei que eles serão peças fundamentais para me redescobrir, resgatar minha alto estima! E claro meus amigos! Pra quem não consegue sair de casa, ponhem a cabeça em atividades que gostem, existem cursos onlinne, podem ganhar dinheiro ate mesmo através da internet... mas corram de problemas,evitem pesquisar sobre o que ja vivem...
    Hoje o meu panico é somente um, bem diferente de td que vivi la trás... por ultimo parabéns a Karen... Deus a ilumine! Quem quiser saber mais, trocar experiencias meu email é randersonmuzi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. É comum quem tem SP ter medo de ter medo? Isso acontece comigo e mesmo tomando medicação, sinto medo de não conseguir realizar algumas tarefas, viagens etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito comum. Chamamos de "medo do medo", ou seja, de ter novas crises, já que elas acontecem de forma imprevisível na maioria das vezes.
      A psicoterapia é muito importante no tratamento, aliada à medicação, para a diminuição desses sintomas. Seria interessante procurar esse suporte também, caso ainda não tenha procurado. Mantenha a tranquilidade e tenha certeza de que tudo isso vai melhorar, comigo também era assim. Boa sorte!

      Excluir
  13. Olá Karen como faço para me comunicar com você?

    ResponderExcluir
  14. olá muito boas as dicas. Tenho sindrome do pânico desde os 10 anos, agora estou com 22. Minhas crises pioraram de uns tempos pra cá, me sinto deprimida em muitos momentos sinto vontade morrer. Gostaria muito de pelo menos ter alguém para me ouvir e me ajudar a superar. Obg pelas dicas. :)

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno