Acho que o que diferencia um sentimento "normal" de um "patológico" é quando esse sentimento passa a interferir de forma negativa na vida da pessoa.
Por exemplo, quanto aos medos (ou fobias): eu posso ter medo de andar de elevador ou de entrar no mar, sem que isso atrapalhe minha vida a ponto de me deixar triste, frustrada; que me faça perder oportunidades que considero importantes.
Por outro lado, posso ter pavor de insetos a ponto de desmaiar se me deparar com uma borboleta - sendo que meu sonho é acampar. Ou então posso me desesperar ao entrar num túnel - sendo que preciso atravessar um todos os dias para chegar ao trabalho que tanto batalhei pra conseguir. Coisas desse tipo.
Se essas limitações me incomodarem a ponto de me fazer sentir infeliz, diminuída, incapaz, aí acredito que seja hora de procurar ajuda.
Medo e tristeza todos sentimentos em alguns (ou vários) momentos da vida. Mas medo exagerado e tristeza sem fim não são coisas normais, e devem ser tratadas com seriedade. Procure um médico, siga o tratamento e você vai ver que a vida pode ser bem mais leve! :)
Saúde, paz e coragem!
(foto: reprodução internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno