quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Aquela nuvem que passa...

Segunda-feira costuma ser um dia ruim para a maioria dos humanos. Os que trabalham, pelo menos. Mas eu sempre gostei das segundas e detestei os domingos. A segunda, pra mim, representa início. O domingo, o fim. 
E segunda-feira passada marcou essa preferência na minha vida. Desde segunda estou me sentindo diferente, mais feliz e confiante. Nada como uma boa psicóloga e sábias palavras. Aconteceu um "click", um estalo, como se uma nuvem de chuva que encobria o sol fosse embora com o vento.
Ainda não foi, mas está indo.

OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO E DO RELAXAMENTO


Existe uma grande diferença entre descansar e relaxar. O descanso é uma oportunidade do corpo de parar e recuperar seu equilíbrio, enquanto que o relaxamento é o momento de aliviar as pressões mental e emocional. Os dois são fundamentais para atingir o equilíbrio do corpo e da mente.


Quando o corpo está cansado por excesso de atividade, ou até por falta desta, ficamos com pouca energia e disposição. Como conseqüência, o metabolismo e a pressão de alguns abaixam, ou, em outros casos, aumentam. O corpo entra em desarmonia, com os lados mental e emocional em desequilíbrio. A falta de energia leva à confusão mental e à depressão, podendo também causar ansiedade e hipertensão.


A prática de esportes, jogos ou de exercícios físicos não é suficiente para chegar a um equilíbrio da mente e do corpo. A melhor maneira de conseguir isso é através do alongamento e relaxamento.


O alongamento tonifica os músculos e elimina resíduos químicos indesejáveis que foram produzidos durante o esforço. Nesse momento, a mente deveria estar focada em cada parte que está sendo devidamente alongada, sentindo-a plenamente e consciente do trabalho que está sendo feito. A mente, num processo posterior de relaxamento, se esvazia de todo o pensamento alheio e indesejável, como sentimentos de raiva, frustração, rancor, etc. e se concentra totalmente na recuperação e no bem-estar corporal.


O relaxamento pode ser feito durante o alongamento ou independentemente, praticando-o em qualquer momento e lugar. É um estado de esvaziamento em que nos conscientizamos das nossas emoções e pensamentos. Os processos de alongamento e relaxamento são essenciais para a busca da harmonia e dos equilíbrios físico, emocional e mental. Deveriam ser praticados diariamente, mesmo na ausência de esforço físico, por serem atividades que agregam muito valor à vida humana. (fonte: site Experta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de curtir a nossa página no facebook.com/semtranstorno.