quinta-feira, 24 de outubro de 2013

10 coisas cientificamente comprovadas que deixam você feliz

Por Carol Castro (blog Ciência Maluca - site da revista Super Interessante)

Como diria a música da propaganda: o que faz você feliz? Viajar? Rever os amigos? Diz uma pesquisa britânica que são as coisas simples da vida. Simples, mas sempre ligadas ao dinheiro.

E pra saber quais são essas “coisas”, os pesquisadores entrevistaram 2 mil adultos do Reino Unido. Cada um deles recebeu uma lista de bons acontecimentos e precisou colocar, em ordem de importância, quais eram as mais felizes, aquelas que realmente eram capazes de deixá-los de bom humor. Dá uma olhada nas 10 situações mais votadas:

1. Descobrir 50 reais esquecido no bolso de um casaco – com 59% dos votos
2. Ganhar uma competição que você nem lembrava mais que tinha entrado (tipo um bolão) – 46%
3. Receber um reembolso ou desconto que você nem sabia existir – 41%
4. Economizar dinheiro nas contas de casa – 31%
5. Encontrar um bilhete de loteria premiado de 30 reais – 28%
6. Ir até a loja comprar um produto e descobrir que o preço caiu – 26%
7. Emagrecer 200 gramas – 18% (sério, gente? São só 200 gramas…)
8. Encontrar dinheiro num caixa automático – 13%
9. Não acordar com ressaca depois de encher a cara na noite anterior – 5%
10. Encontrar um assento no trem no caminho para o trabalho – 3% (se for às 8h ou às 18h, em SP, é pra ficar de bom humor mesmo)

Só que as pessoas ficam tão felizes com o dinheiro inesperado que nem ligam se não for delas. Na segunda parte do estudo, os pesquisadores fizeram uma parceria com uma lavanderia. Pediram aos funcionários que entregassem 50 reais aos clientes que supostamente haviam encontrado no bolso do paletó. Era mentira, claro, mas ninguém devolveu a nota.

De qualquer forma, o segredo da felicidade é ter surpresas positivas. Mas essa lista é dos ingleses – e, provavelmente, os pesquisadores não deram a eles outras opções. Então conta pra gente: o que mais te deixa feliz, que muda seu humor de uma hora para outra?

(Via Daily Mail)
Crédito da foto: flickr.com/joelwillis

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Psiquiatra explica o que é o transtorno do pânico e como tratá-lo

Apesar de eu ter ficado um pouco "mareada" com a captação modernosa (risos), esta entrevista com o Dr. Régis Barros, psiquiatra e psicoterapeuta, está bastante esclarecedora. Linguagem simples, direta e "confortadora", do jeitinho que eu gosto. Assista! :)


Matéria sugerida pelo site Viver em Brasília.

domingo, 20 de outubro de 2013

Artista japonesa com TOC expõe pela primeira vez no Brasil

                                                              Divulgação
A mostra "Obsessão Infinita", da japonesa Yayoi Kusama, chega ao Rio de Janeiro e apresenta cerca de 100 obras da artista, entre pinturas, esculturas, vídeos, instalações e trabalhos em papel. 

Yayoi, que hoje está com 84 anos, sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e vive voluntariamente em uma clínica psiquiátrica no Japão. Ela é uma prova viva de que a mente humana não tem obviedades e nem limites!

Assista à matéria exibida no Jornal das Dez, da Globo News


  
Serviço

"Obsessão Infinita", de Yayoi Kusama
Quando: de 12 de outubro de 2013 a 26 de janeiro de 2014.
De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Onde: Centro Cultural do Branco do Brasil - Av. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro - RJ.
Quanto: entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3808-2020 e www.bb.com.br/cultura

domingo, 13 de outubro de 2013

14 dicas para enfrentar o pânico

Fernando Mineiro, coordenador do Grupo de Apoio aos Portadores do Transtorno do Pânico (Grupan) e portador da síndrome há mais de 40 anos, nos dá seus 14 passos para superar as crises de pânico

1 - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
"Procure um psiquiatra de sua confiança para ter um diagnóstico preciso e uma medicação que se adapte ao seu organismo. Se você já tem um, siga suas orientações. Não pare a medicação sem autorização médica. Caso o seu diagnóstico inclua também agorafobia, procure um psicólogo que aplique a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, a mais indicada".


2 - CHECK-UP
"Faça um check-up anual, ou a critério do seu médico, para lhe dar mais tranquilidade e evitar possíveis somatizações com os sintomas do TP".

3 - BULAS DOS MEDICAMENTOS
"Não leia as bulas dos medicamentos. A tendência é sentir os sintomas ali descritos. Confie em seu médico, porém, informe-o caso os efeitos colaterais surjam e sejam insuportáveis. A "piora inicial" é comum no início da medicação, mas com o uso os sintomas tendem a diminuir e até desaparecer". 

4 - GRUPOS DE APOIO
"Frequente um grupo de apoio, caso sua cidade tenha um. Caso não tenha, solicite instruções para criá-lo. Ele funciona como um exercício de exposição e de socialização, além de lhe dar apoio e esclarecimentos". 

5 - SORRIA!
"Viva o dia de hoje com intensidade, sua única certeza. Esqueça o ontem, ele não poderá ser alterado. Só pense no amanhã quando ele se tornar hoje".

6 - VOCÊ É O QUE PENSA E ACREDITA SER
"Evite pensamentos negativos, combata-os com positivos. Em todo negativo existe o lado positivo, basta querer enxergá-lo".

7 - DESVIE SUA ATENÇÃO DOS SINTOMAS
"Quando a crise surgir, após fazer o exercício de respiração diafragmática, procure desviar sua atenção dos sintomas. Há várias formas de fazê-lo: ler em voz alta, conversar, cantar ou qualquer outra ação que requeira sua atenção". 

8 - EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA
"Treine diariamente a respiração diafragmática e execute sempre que sentir ansiedade ou início das crises".

9 - EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO AUTÓGENO
"Quando se sentir tenso ou estressado, faça um exercício de relaxamento autógeno à noite antes de dormir. Além de lhe garantir um sono tranquilo, evitará o acordar sobressaltado".

10 - ALIMENTAÇÃO
"Evite alimentos de difícil digestão. Esses alimentos passam para o intestino sem estar totalmente digeridos, ocasionando formação de gases e dores no peito, devido à compressão do diafragma no músculo cardíaco. Evite também os que agridam a mucosa gástrica, muito sofrida pela ação da ansiedade: pimenta, vinagre e alimentos ácidos". 

11 - HIPOGLICEMIA METABÓLICA
"Na parte da manhã, opte por alimentos ricos em carboidratos complexos (amido - massas). Diminua o simples (açúcar). O metabolismo acelerado em portadores de transtornos de ansiedade pode ocasionar a hipoglicemia metabólica pela baixa de glicose, resultando em mal-estar, podendo desencadear crises".

12 - SUBSTÂNCIAS PANICOGÊNICAS
"Não use ou experimente drogas ilícitas, elas são substâncias altamente panicogênicas: maconha, cocaína etc. Cigarros e bebidas alcoólicas também podem ocasionar crises. Evite alimentos ou medicamentos que contenham substâncias estimulantes; eles contribuem para o aumento dos batimentos cardíacos e podem funcionar como gatilho das crises (chocolate, café, chá-mate, refrigerantes à base de coca, guaraná e anfetaminas)".

13 - ATIVIDADE FÍSICA
"Faça caminhadas ou outra atividade física não extenuante, para ter a liberação da endorfina, um hormônio com ação contra ansiedade e depressão, além de lhe proporcionar outros benefícios. Porém, faça com menor intensidade e tempo de duração. O músculo em exaustão libera ácido lático, substância altamente panicogênica".

14 - APOIO FAMILIAR
"Leve informações sobre o seu distúrbio aos seus familiares e amigos. O apoio é muito importante para que você tenha êxito em sua recuperação. A falta de conhecimento leva ao preconceito e à falta de apoio".