domingo, 30 de dezembro de 2012

Famosos Ansiosos

Não somos apenas nós, pessoas anônimas para a maioria dos habitantes do planeta, que sofremos com transtornos de ansiedade não! Vou mostrar pra vocês que isso pode acontecer com qualquer um, inclusive com pessoas famosas, que são aparentemente bem-sucedidas e felizes.


LILIA CABRAL

Em entrevista concedida à revista Contigo!, a atriz revelou que teve depressão e Síndrome do Pânico quando perdeu a mãe, aos 30 anos. Ela admitiu ainda que, em momentos de crise, costuma tomar remédios.



EMMA STONE 

A atriz americana contou à revista “Vogue” que cresceu com Síndrome do Pânico. “Eu era apenas uma espécie de pessoa imobilizada pela Síndrome do Pânico. Eu não queria ir para a casa dos meus amigos, também não queria sair com ninguém e ninguém entendia”, explicou ela. Felizmente parece que as coisas mudaram bastante para Emma. No recente filme “O Espetacular Homem-Aranha” (2012), ela brilha ao lado do namorado, o protagonista Andrew Garfield. 


LUCIANA VENDRAMINI 
A modelo e atriz, que foi símbolo sexual nos anos 1990, passou quatro anos fora de cena por causa do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Em matéria publicada no site Ego, Luciana conta que chegou a ficar dez horas debaixo do chuveiro e um ano inteiro sem sair de casa. Ela também teve depressão. Depois de ter algumas recaídas, hoje Luciana diz que vive tranquilamente graças a muito tratamento e disciplina. Ela ainda se medica e faz análise.


DEBORAH BLANDO 

De acordo com matéria publicada no site R7, a cantora, que também ficou muito famosa nos anos 1990, passou nove anos afastada das câmeras. “Refém do medo”, Deborah passou a tomar muitos medicamentos. Atualmente, ela substituiu os remédios pela meditação e psicanálise, e está retomando a carreira.


MÔNICA IOZZI 
A ótima repórter do “CQC”, da Band, sofre de Síndrome do Pânico e, por conta disso, recebe alguns cuidados a mais da produção do programa. Por exemplo: ela só vai para Brasília, onde grava praticamente toda semana no Congresso Nacional, de ônibus, enquanto o resto da equipe vai de avião. 



Como vocês podem ver, qualquer pessoa, inclusive famosa, bonita, talentosa, divertida, inteligente etc, pode sofrer de algum transtorno psicológico. E ainda assim, ser capaz de trabalhar, e muito bem! :)

Veja o Famosos Ansiosos - parte 2

sábado, 29 de dezembro de 2012

As Mulheres e o Pânico

Mulheres são principais vítimas 
Vocês sabiam que as mulheres são mais afetadas pela Síndrome do Pânico do que os homens? É verdade, o pânico, assim como outros transtornos de ansiedade, é duas vezes mais comum entre as mulheres do que entre os homens.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Síndrome do Pânico atinge cerca de 2% da população mundial e a incidência da doença sobre as mulheres seria três vezes maior que nos homens.

Uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Psiquiatria afirma que as mulheres apresentam um risco significativamente maior para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade ao longo da vida. Segundo essa pesquisa, “diversos estudos sugerem maior gravidade de sintomas, maior cronicidade e maior prejuízo funcional dos transtornos de ansiedade" entre elas. "Apesar disso, os motivos que levam a este aumento de risco no sexo feminino são ainda desconhecidos e precisam ser adequadamente investigados”.

O que se sabe é que as mulheres também são maioria no que se diz respeito à procura por tratamento. De um modo geral, os homens resistem mais à ideia de buscar ajuda,  provavelmente porque muitos ainda acham que o que sentem é “frescura”. O que não é verdade!