domingo, 15 de junho de 2008

É Proibido Chorar


Acabei de ler um artigo bem interessante sobre a diferença entre a tristeza e a depressão. Eu já tinha lido sobre isso algumas vezes, mas a abordagem é muito boa. Claro que na dúvida o diagnóstico cabe a um especialista, no caso um bom psiquiatra e/ou um bom psicólogo, mas talvez você não sofra de depressão e ainda não saiba disso!!! Já pensou???!!!!

Tristeza ou depressão?
Saiba diferenciar cada sentimento e tratá-lo de maneira correta

"A vida não é do jeito que deveria ser. É do jeito que é. O jeito que você lida com ela é que faz a diferença" Virginia Satir
Quando nos sentimos para baixo, tristes e angustiados, vem junto o peso e o medo de se sentir assim: medo de que esse estado de ânimo se torne permanente e tomar conta de nós. Vivemos hoje a era da proibição da tristeza . Pessoas que se sintam tristes são criticadas, rechaçadas, excluídas. Temos receio de expressar nossos sentimentos e ver nossos amigos se afastarem de nós.
O uso indiscriminado de antidepressivos criou uma geração que tem dificuldade em lidar com a tristeza. Criou-se o mito de que não podemos chorar por nossas experiências difíceis nem ter sentimentos ruins , como tristeza, raiva, medo. Gerou-se, então, a idéia que toda e qualquer tristeza deve ser combatida, tratada, medicada. Há um clima de pouca tolerância e paciência com pessoas que estão tristes.
Uma tristeza não expressada, entretanto, pode trazer muito stress e levar-nos somatizar, ou seja, a transportar nossos conflitos psíquicos para o nosso corpo, quando não nos permitimos elaborá-los e expressá-los de forma plena e consciente. Por tudo isso, é importante saber a diferença entre tristeza e depressão.
Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, sem interesse e sem vontade de fazer as coisas comuns da sua rotina. Também pode ter mais dificuldade de se concentrar, se sentir mais cansada e com menos apetite. Seu padrão de sono também pode mudar, levando à insônia ou então a dormir excessivamente. Já a tristeza é um sentimento natural decorrente da perda de algo que nos é caro, seja de um relógio, um emprego, um casamento ou uma pessoa.
Viver a tristeza nos permite elaborar a perda. Como qualquer sentimento, não podemos escolher sentí-lo ou não. O que está sim em nosso poder é como vamos agir em decorrência do sentimento. Podemos viver a tristeza e esgotá-la, ou podemos ignorar sua presença em nossa alma e passar para uma atividade mais produtiva, que também funciona como um desvio, algo que não nos faça dar atenção a ela.
Mas você pode estar se perguntando: que vantagem eu tenho em viver a tristeza? É horrível sofrer, e se eu posso esquecer e não sofrer, eu prefiro! Em primeiro lugar, ao viver a tristeza você estará se respeitando.
Respeitando sua dor, sua necessidade, seu corpo e sua mente. Em segundo lugar, o sofrimento tem um poder incrível de nos fazer crescer. É nos momentos de crise que somos mais produtivos. Quando sofremos uma perda, uma porta se fecha. Em conseqüência disso, contudo, infinitas outras se abrem. É a possibilidade da mudança e do crescimento. Nietzsche já dizia que aquilo que não nos mata nos fortalece.
Não tenha medo de se entregar à tristeza. As nossas lágrimas são como a água de um galão. Há uma quantidade a ser chorada. E isso é inevitável. Podemos escolher chorar no momento em que a dor se faz presente como uma reação a um evento desagradável, ou podemos adiar a vivência da dor. Mas o adiamento só faz com que ela aumente, cresça e tome vida própria, podendo acabar tomando conta de nós. Este é um dos verdadeiros riscos de cair em depressão.
Dra. Cecília Zylberstajn é Psicóloga pela PUC-SP, Psicodramatista e Psicoterapeuta de Adolescentes e Adultos. Para saber mais, acesse: http://www.ceciliaz.com.br
Uma ótima semana pra todos! Paz!!!

5 comentários:

  1. Olá,
    Muito obrigada por divulgar meu artigo.
    Peço a gentileza de atualizar o meu site para http://www.ceciliaz.com.br.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Moça.
    Caramba, tinha tempo que não vinha aqui... saudades de longe, vc sabe da minha preguiça incontrolável... nao de te ver, mas de atravessar o túnel... e tem tb a falta de tempo, real, porém sempre a melhor desculpa.

    De qq forma, saudades suas.
    A gente ainda se esbarra, não?

    Se puder, manda as novidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Se nos adoramos?
    Sim, sim. Te adoro amiga.
    perdoa o meu mau temperamento e preguiça, tá?

    Se vier, mesmo de supetão, avisa!
    :-P
    beijocas amorosas,
    BArbs!

    ResponderExcluir
  5. Querida,
    Hj tirei um tempo para me atualizar nos seus posts e adorei. Me identifico com o que vc aborda e o que leio me ajuda a enfrentar vááááárias questões. Assim, daqui de longe me sinto um pouquinho mais perto de vc...

    Obrigada pela força que transmite no blog.

    Beijo - saudades - Márcia

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno